A Paraíba o tempo todo  |

Especialista dá dicas de como se sair bem na redação do Enem

 Este domingo é o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 (Enem). Os candidatos terão que responder 90 questões (sendo 45 de Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos), além disso, fazer uma redação (um texto dissertativo- argumentativo) com um tema proposto, a partir de uma situação problema (cultural, social ou política) em 30 linhas. Essa disciplina, temida pela maioria dos estudantes, tem caráter eliminatório e devido a isso a dica é seguir as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e acentuação.

Nessa reta final, a orientação é verificar os assuntos em destaque nos sites e também fazer uma revisão gramatical. Para ter uma redação de excelência é importante que o aluno tenha treinado bastante durante o ano o exercício da prática de texto, segundo comentou a professora Silvia Abrahão. Ela orienta que o candidato deve evitar os elementos repetitivos, seguir uma coerência e clareza no desenvolvimento da redação. “No final ele tem que sugerir uma proposta de intervenção que seja objetiva, não pode ser utópica e irrealizável, tem que ser possível de ser realizada”, frisou.

Nessa fase final, outra dica é ler bastante, ficar atento aos assuntos em destaque nos sites, conforme informou a professora. No entanto, Silvia Abrahão lembra que possivelmente o tema deste ano esteja pronto desde maio. Ainda de acordo com a professora, o diferencial de uma redação é ser bem paragrafada, alinhada, coerente e que se siga as etapas do modelo dissertativo-argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão. “Apesar de não ser obrigatório o título, ele agrega qualidade ao tema”, afirmou, comentando que não preferia destacar os possíveis temas do Exame porque evita expectativas.

“Tirando o tema sobre a mulher, os demais pegam os professores de surpresa como movimento migratório, religioso, publicidade infantil. É importante que o aluno se interesse por todos os temas – político, cultural e social – para se preparar bem”, disse, acrescentando que uma forma de se atualizar também é buscar em sites de jornais e revistas online e blogs de teóricos, pois a Filosofia e Sociologia são importante na prova.


Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe