A Paraíba o tempo todo  |

Direito Eleitoral: especialista afirma que concurseiros tem que focar nesse tema

O estudo do Direito Eleitoral para concursos deve ser considerado importante qual o programa e edital trazem em si este conteúdo. “Vivemos em uma Democracia de natureza representativa.

 

Portanto, faz-se necessário desenhar um processo dentro do qual os nossos representantes possam ser escolhidos de forma imparcial, para que então pronunciem nossa vontade e produzam atos políticos em nosso nome”, explica o professor Álvaro Azevedo.

 

De acordo com o especialista, o Direito Eleitoral é o ramo do Direito público cuja responsabilidade central é garantir a idoneidade do processo de escolha de nossos representantes.

 

Concursos. No Brasil o Poder Judiciário é responsável pela fiscalização de um processo seguro, portanto existem vários concursos que disponibilizam vagas para órgãos deste braço jurisdicional que é a Justiça Eleitoral. O ponto de partida deste ramo do Direito pode ser encontrado na nossa Constituição Federal de 1988 a partir do seu artigo 14 e depois entre os artigos 118 a 121, que definem os Tribunais e Juízes Eleitorais. Sobre Lei específica, o professor declara:

 

“Depois desta leitura, o estudante deve buscar normas mais específi cas. Temos que perceber que este processo se inicia bem antes das eleições, havendo disposições sobre candidaturas, propaganda e outros aspectos centrais do processo eleitoral”, explica Álvaro.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe