A Paraíba o tempo todo  |

Abstenção do Enem é a menor desde 2009, aponta dados do Inep

No primeiro domingo (4) do Exame Nacional do Ensino Médio 2018 foi registrado o menor índice de ausentes desde 2009. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1.374.430 participantes faltaram, o equivalente a 24,9% do total (5.513.749) de inscrições confirmadas.

 

Na Paraíba, 32 mil pessoas não fizeram a prova, dos 151.493 inscritos. Apesar de eliminados, a abstenção considera os dois dias de aplicação, entretanto, esse número pode diminuir caso os faltosos compareçam ao último dia de prova.

 

As provas aplicadas foram de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, além da Redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. No domingo (11), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas para a resolução de 90 questões, 30 minutos a mais no ano passado.

 

Do ponto de vista da segurança, o coordenador operacional da segurança do Enem, Montgomery Silva afirma que não houve nenhuma ocorrência que ameaçasse a execução do Enem. A missão da Polícia Militar é proteger os locais onde as provas estão sendo aplicadas e também fazer a escolta para transportar os cartões de resposta que são lacrados e entregues aos correios. De acordo com o Inep foram registrados 87 casos de interrupção de energia elétrica, mas apenas em dois locais a prova precisou ser interrompida. Os casos são de Porto Nacional (TO) e Franca (SP), locais onde os participantes terão direito à reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro e deverão comparecer às provas no próximo domingo normalmente.

 

Ao todo, 71 participantes foram eliminados (67 por descumprimento de regras gerais do edital, dois por problemas após revista no detector de metal e dois por uso de ponto eletrônico). Outro dado positivo foi o alto índice de acesso ao cartão de confirmação de inscrição, que superou 89%. Juntamente a uma série de medidas adotadas pelo MEC e pelo Inep, o acesso já indicava esse comportamento dos participantes.

 

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe