A Paraíba o tempo todo  |

Trote Solidário recepciona feras, nesta quarta-feira na UEPB

Na última segunda-feira (18), teve início o período letivo 2019.1 na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Como forma de recepcionar os alunos novatos, selecionados através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a Instituição, por meio da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), está preparando uma série de atividades a serem realizadas em todos os câmpus.

 

As três pró-reitorias programaram uma recepção calorosa aos “feras”, com a realização de atividades como o Trote Solidário, distribuição de mudas, divulgação de informações completas no Guia do Estudante, palestras e seminários. De acordo com a pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, as ações começam na primeira semana de aula no Câmpus de Campina Grande, onde se concentra o maior número de alunos matriculados, e se estenderão nas semanas seguintes, nos demais câmpus da Universidade.

 

Durante a manhã, uma acontece uma série de atividades na Central de Integração Acadêmica. As boas vindas aos “feras” serão dadas pela equipe da PROEST e pelo Núcleo Psicossocial da Instituição. Nesse dia haverá distribuição de mudas, atividades culturais e esportivas organizadas pela Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), além da coleta de sangue através de uma parceria da UEPB com o Hemocentro, dentro da campanha “Dê as mãos e doe a quem precisa”. Trata-se de um trote diferente que visa salvar vidas e estimular a solidariedade dos estudantes.

 

Mais uma vez, o Trote Solidário também envolverá o Laboratório Itinerante (LABIT), programa multidisciplinar de extensão da UEPB que reúne vários projetos oriundos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física. Durante a manhã, diversos serviços gratuitos serão realizados pela equipe do LABIT, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros. A distribuição de mudas será feita pela equipe do programa “Adote uma Árvore”, incentivando a responsabilidade e o ato de cuidado com o meio ambiente.

 

As atividades de volta às aulas prosseguem entre os dias 25 e 28 de fevereiro, com a realização de palestras com a equipe técnica do Núcleo Psicossocial da PROEST, rodas de conversas no Câmpus I e seminários nos demais câmpus. A Pró-Reitoria de Graduação também está preparando um material especial como forma de dar as boas vindas aos novatos. O pró-reitor Eli Brandão revelou que vai encaminhar para todos os coordenadores de cursos informações referentes a vida acadêmica dos novos egressos durante toda a trajetória no curso. As informações ficarão disponíveis via on-line no site institucional da UEPB.

 

As ações de abertura do período 2019.1 também mobilizarão a Pró-reitoria de Cultura. O pró-reitor José Cristovão Andrade destacou que as ações, envolvendo música, teatro e outras manifestações culturais, serão realizadas em parcerias com os Centros Acadêmico (Cas) dos cursos na primeira semana após o reinicio das aulas.

 

No total, vão ingressar na UEPB 3.231 novos estudantes, distribuídos em 85 cursos de graduação. As turmas foram formadas a partir das vagas disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018.2, cuja entrada foi adiada para o semestre 2019.1, mais as vagas remanescentes ofertadas pelo SiSU 2019. Entre novatos e veteranos, mais de 17 mil estudantes dos cursos presenciais iniciarão o período letivo 2019/1.

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe