A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através dos setores de Saúde do Trabalhador e Serviço Social, lança, nesta quinta-feira (4), a partir das 8h30, no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o projeto “Saúde do Trabalhador Itinerante na UEPB”, como adesão à campanha nacional “Abril Verde”, que será apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O lançamento do projeto terá a participação dos servidores da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), técnicos de laboratórios e demais servidores técnicos administrativos e docentes do Câmpus I. Alguns prédios da Instituição estão iluminados de verde durante todo o mês, a exemplo da Reitoria e do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). A campanha também será feita nas redes sociais, utilizando a hastag #ChegaDeAcidentesDeTrabalho.

A atividade de lançamento do projeto contará com prestação de serviços de saúde por parte da equipe do Laboratório Itinerante (LABIT), como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), bem como exposição das fotos de acidentes de trabalho do acervo do Ministério Publico do Trabalho (MPT) e Ginástica Laboral, realizada por alunos do Curso de Fisioterapia, sob a coordenação da professora Cláudia Holanda.

O projeto “Saúde do Trabalhador Itinerante na UEPB” será apresentado pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Célia Regina Diniz. A iniciativa surgiu da necessidade de aproximação dos setores de Saúde do Trabalhador e Serviço Social com os diversos câmpus da UEPB, no intuito de conhecer e contribuir para a resolutividade das principais demandas locais na área de saúde e segurança do trabalho em cada Câmpus. A ideia do projeto é percorrer todos os câmpus da Universidade, realizando visitas técnicas, capacitação e articulação entre os servidores e o Setor de Saúde do Trabalhador sobre as demandas em segurança do trabalho.

Também são objetivos do projeto divulgar as atribuições e principais atividades realizadas pelo Setor de Saúde do Trabalhador; capacitar os servidores e chefias para operacionalização do Procedimento de Notificação e Comunicação Interna de Trabalho na UEPB (CIAT); realizar visitas aos laboratórios dos câmpus para averiguar as demandas apresentadas ao Grupo de Trabalho (GT); divulgar a parceria do serviço de plantão de escuta psicológica da Clínica de Psicologia e da PROGEP; bem como repassar informações sobre assédio moral no serviço público e encontrar soluções coletivas que contribuam para melhoria da oferta de serviços em saúde e segurança do trabalhador.

A apresentação da campanha “Abril Verde” será feita pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Raulino Maracajá Coutinho Filho. Em seguida, será ministrada a palestra “Saúde mental e sua relação com acidentes de trabalho”. O tema será abordado pelas professoras do Departamento de Psicologia da UEPB, Valéria Morais da Silveira Souza e Carla Brandão Costa, além das discentes Jaquelane Lorrani Maia e Rosiêne Vieira da Silva. A palestra educativa será direcionada especialmente aos servidores que estão mais expostos aos riscos de acidentes de trabalho.

A Campanha Abril Verde tem como objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, enfatizando ações de promoção da Saúde e melhoria nas condições de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra o mês de Abril para a reflexão sobre segurança e saúde no trabalho. Há alguns anos a UEPB integra as ações da iniciativa.

Assessoria

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Total
0
Compartilhamentos
Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Provas objetivas do concurso da Educação são marcadas para o mês de julho

As provas objetivas do concurso público para área de Educação da rede estadual de ensino estão previstas para acontecer no dia 21 de julho. Ao todo, 43.097 candidatos tiveram as…

Com três gols anulados, Brasil empata com a Venezuela

Sem inspiração ofensiva, o Brasil não conseguiu furar o bloqueio defensivo da Venezuela e ficou no empate sem gols, na Fonte Nova, na noite desta terça-feira, 18. Com a igualdade…