A Paraíba o tempo todo  |

Inscrições do Enem 2019 começam nesta segunda-feira (06)

Quem vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 deve ficar atento ao período de inscrições, que começa já nesta segunda-feira (6). Os candidatos poderão se inscrever a partir das 10 horas por meio deste site. 

Para realizar a inscrição é preciso informar o número do CPF e a data de nascimento de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal, um endereço de e-mail e número de telefone fixo ou celular válidos, indicar o município onde deseja realizar a prova, selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol), além de criar uma senha de acesso. Se necessário, o candidato deverá solicitar atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social. 

Uma novidade do Enem 2019 é que o participante poderá anexar no sistema de inscrição uma fotografia atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, sem uso de óculos ou artigos de chapelaria, que enquadre desde a cabeça até os ombros. A inserção é opcional. 

O prazo para se inscrever termina no dia 17 de maio, mesma data em que se encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e específico. O período para solicitação de atendimento por nome social vai de 20 a 24 de maio. 

O candidato deve anotar o número de inscrição e a senha cadastrada em local seguro, pois estes serão utilizados para o acompanhamento da inscrição, consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição, acesso aos resultados e também para se inscrever nos programa do Ministério da Educação (MEC), como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). 

O participante que não estiver no grupo de isentos precisa informar os dados solicitados para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para realizar o pagamento. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. O período para pagamento da taxa vai de 6 a 23 de maio. 

No mês de outubro — em data ainda não confirmada — será disponibilizado o cartão de confirmação com o local do exame. 

As provas

As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e o teste de redação serão aplicadas em 3 de novembro. A aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias será no dia 10 de novembro. 

 

Redação com GauchaZH

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe