A Paraíba o tempo todo  |

EUA abandonam Mubarak e apostam no vice para conter a crise

A crise política no Egito fez com que os Estados Unidos e a cúpula das Forças Armadas do país abandonassem o presidente Hosni Mubarak, alvo principal dos protestos que já duram 13 dias e levaram milhares de pessoas às ruas para pedir reformas democráticas no país. A aposta agora é em uma transição comandada pelo vice-presidente Omar Suleiman, que surge como figura central para a solução da crise.

Neste domingo, Suleiman esteve reunido com membros de diversos grupos de oposição, dentre eles a Irmandade Muçulmana, do partido Wafd (direita) e Tabammou (esquerda). Também participaram representantes de Mohamed ElBaradei, ex-diplomata da ONU e importante figura da oposição. O presidente não participou dos encontros.

Mubarak, de 82 anos, é um antigo aliado americano na região. Foi colocado e mantido no poder para, entre outras coisas, sufocar o radicalismo islâmico e manter a estabilidade em um país estratégico para os interesses americanos.

Ele esteve com todos os presidentes americanos desde 1981, quando assumiu o cargo. O próprio Barack Obama escolheu o Egito para fazer, em 2009, seu importante discurso de conciliação com os muçulmanos do mundo.

Sob o comando de Mubarak há três décadas, o Egito é um dos poucos países no Oriente Médio a reconhecer Israel, não por acaso um dos países mais temerosos pela sua saída. Mas, depois do clamor popular por democracia e do caos que tomou conta do país por causa dos protestos, Mubarak se tornou um problema.

Um claro sinal do enfraquecimento do presidente foi a renúncia neste sábado (5) de toda a cúpula do partido governista. As saídas incluíram Gamal, filho do presidente e há muito tempo tido como seu mais provável sucessor.

O Exército também dá sinais de que não está alinhado a Mubarak. O fato de não ter atuado para reprimir os manifestantes já foi um indício. Desde a independência do Egito, em 1953, nenhum presidente governou sem o apoio dos militares.

Ex-chefe do serviço de inteligência do regime, o vice nomeado por Mubarak – o cargo não existia antes da crise – é agora a maior esperança dos americanos para uma transição tranquila no país.

Hillary dá declaração de apoio explícito a Suleiman

Ontem, os EUA deram a primeira declaração explícita de que apoiam a transição liderada pelo vice-presidente egípcio. A manifestação veio da secretária de Estado, Hillary Clinton, que participava de uma conferência em Munique, na Alemanha.

– Há forças em qualquer sociedade, particularmente em uma que enfrenta esse tipo de desafio, que tentarão tumultuar o processo ou tentar impor a sua própria agenda. É por isso que eu acho importante seguir o processo de transição anunciado pelo governo egípcio, atualmente liderado pelo vice-presidente Omar Suleiman.

Neste domingo, a Irmandade Muçulmana, um dos principais grupos da oposição no Egito, afirmou em um comunicado que "iniciou um diálogo" com as autoridades egípcias para ver "até que ponto elas estão dispostas a aceitar as exigências da população".

Grupo islâmico se reúne com o vice-presidente

Um responsável do movimento afirmou sem se identificar que "foi realizada uma reunião no sábado de manhã entre os responsáveis da Irmandade Muçulmana e o vice-presidente Omar Suleiman.

– Desejando preservar os interesses da nação e de suas instituições e ansiosos para preservar a independência do país e sua rejeição de qualquer interferência internacional ou regional em nossos assuntos internos, iniciamos um diálogo para ver se eles estão dispostos a aceitar as exigências da população.

Ironicamente, a Iramandade Muçulmana havia sido colocada na ilegalidade por Mubarak por pressão dos EUA, que temem a influência islâmica nos regimes da região. Mas é o principal e mais organizado grupo de oposição ao presidente.

O outro grande grupo opositor, formado pela classe média e setores pró-Ocidente, passou a ser liderado pelo Prêmio Nobel da Paz, Mohammed ElBaradei. O diplomata, ex-diretor da AIEA (agência nuclear da ONU), voltou ao país e está liderando o movimento de oposição.

A Irmandade Muçulmana já indicou que aceita um governo de coalizão nacional liderado por ElBaradei, que já negocia com os EUA as bases de uma transição no país.

 

R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe