A Paraíba o tempo todo  |

Croácia pode ser o 1° país do Leste Europeu a ganhar um Mundial

Fim da semifinal no Estádio Luzhniki. Virada da Croácia sobre a Inglaterra. A torcida vencedora não arrasta o pé da arena. No gramado, os filhos dos heróis, com camisas oficiais da seleção que mal cabem neles, brincam de futebol. Um deles, de no máximo 5 anos, conduz a bola como se fosse um pequeno Modric. Não havia mais rede para estufar. Apenas as traves de um jogo épico. Mesmo assim, o garoto faz um gol simbólico em nome de todos os países do Leste Europeu. É ovacionado como se fosse Pericic ou Mandzukic pelos compatriotas.

 

O pileque cívico dos torcedores da Croácia simboliza o renascimento de um pedacinho do mapa da bola que foi potência, mas não conseguia chegar à final da Copa do Mundo desde 1962. O Leste Europeu rompeu a “cortina de ferro” que o separava das grandes decisões desde 1996, quando a República Tcheca, do talentoso meia Pavel Nedved, tão bom quanto o croata Modric, perdeu o título da Euro-1996 para a Alemanha, no Estádio Wembley, em Londres.

 

O Leste Europeu está na final da Copa do Mundo pela quinta vez. Em 1934, a Tchecoslováquia ousou ameaçar o título da Itália em pleno regime fascista. A força de Benito Mussolini foi maior. Com direito a carta ameaçadora para a Squadra Azzurra com a ameaça “vencer ou morrer”, ele viu a seleção conquistar a Jules Rimet de virada no Estádio Nacional do Partido Fascista, em Roma. O adversário era tão forte que só se rendeu na prorrogação. Na edição seguinte, foi a vez de a Hungria alcançar a final na Copa de 1938, na França. A Itália terminou o primeiro tempo vencendo por 3 x 1. No segundo, confirmou o título por 4 x 2.

 

O Leste Europeu nunca esteve tão próximo do título quanto em 1954, na Suíça. Liderada pelo técnico Guztáv Sebes, a Hungria era favorita depois da fase de grupos. Humilhou a Alemanha por 8 x 3. Na fase de mata-mata, desbancou o Brasil e o Uruguai por 4 x 2. Então veio o Milagre de Berna. A Alemanha de Fritz Walter deu o troco na Hungria, venceu por 3 x 2 e foi protagonista de uma das maiores surpresas da história das copas. A geração de Puskás, Kocsis, Czibor e companhia deixava o título inédito escapar.

Carrasco brasileiro

Em 1962, Mané Garrincha foi o carrasco do Leste Europeu. Sem Pelé, contundido, o Brasil derrotou a fortíssima Tchecoslováquia no Estádio Nacional, em Santiago, por 3 x 1, e impediu a geração de Masopust e Novak de ser o primeiro país do Leste Europeu a levantar o caneco. Entretanto, a dificuldade de conquistar a Copa do Mundo era compensada pela coleção de medalhas no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. Hungria, as extintas Iugoslávia e União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental e Tchecoslováquia colecionavam ouros.

 

A última presença do Leste Europeu em uma final de ponta aconteceu na Eurocopa de 1996. Separada da Eslováquia, a República Tcheca perdeu a decisão para a Alemanha na prorrogação. Dois gols de Oliver Bierhoff decretaram a virada, em Wembley. Portanto, se a Croácia conquistar a Copa no domingo contra a França, entrará para a história como a primeira nação do Leste Europeu a entrar no clube dos oito campeões do mundo. Um feito e tanto na simbólica Moscou, símbolo da cortina de ferro que blindava o Leste Europeu.

Clubes ainda coadjuvantes

A dificuldade de competir com os principais centros do Velho Continente reduziu a competitividade dos clubes do Leste Europeu. Steaua Bucaresti, da Romênia; e Estrela Vermelha, da Sérvia, têm seus nomes cravados na lista dos campeões da Champions League. Hoje, são incapazes de competir com os times da Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemanha. Títulos, só na “segunda divisão” do continente. Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Zenit São Petersburgo, da Rússia, volta e meia faturam o troféu da Liga Europa.

Memória 

Títulos do Leste Europeu no futebol

 

» Eurocopa

União Soviética (1960)

Tchecoslováquia (1976)

 

» Jogos Olímpicos

Hungria (1952, 1964 e 1968)

União Soviética (1956 e 1988)

Iugoslávia (1960)

Polônia (1972)

Alemanha Oriental (1976)

Tchecoslováquia (1980)

 

» Champions League

Steaua Bucaresti, Romênia (1986)

Estrela Vermelha, Sérvia (1991)

 

» Mundial de Clubes

Estrela Vermelha, Sérvia (1991)

 

Redação 

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe