A Paraíba o tempo todo  |

Atrás do RN e do MA em pontos, FPF está longe de ter mais um clube na Copa do Brasil

O futebol paraibano, mesmo que continue crescendo nos próximos anos, deverá ainda levar muito tempo para ter 3 clubes numa Copa do Brasil. Isto, porque segundo o Ranking Nacional das Federações, divulgado esta semana pela CBF, a FPF, apesar de ter se mantido na 16ª posição, está mais longe de superar as federações dos estados do Maranhão e Rio Grande do Norte, e assim ter o direito a mais um representante.

 

Segundo o artigo 2º, parágrafo terceiro do regulamento do Ranking Nacional das Federações, a Paraíba, que está em 16º lugar geral, com 4.989 pontos, está no quarto grupo, que vai da 15ª a 22ª posição. Este grupo só tem direito a dois representantes na Copa do Brasil.

 

Para o Estado ter direito a 3 representantes, a federação tem de estar no grupo 3, ou seja, entre a 6ª e a 14ª posição. O ano passado, a Paraíba estava a 1035 de alcançar o Maranhão, 15º colocado. Este ano, esta diferença aumentou para 1.585 pontos.

 

E para chegar no grupo 3, precisa também ultrapassar o Rio Grande do Norte, que está em 14º lugar, com 2.653 pontos a mais. Os pontos das federações são calculados com base na performance dos clubes nas competições organizadas pela CBF. Para se ter uma ideia, mesmo sendo campeão de uma série C, por exemplo, um time só marca 200 pontos no Ranking Nacional de Clubes.

 

Sendo na D, o máximo de pontos do campeão é 100 pontos. Fora o Campeonato Brasileiro, só soma pontos para o ranking, a Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e Mundial. Vale salientar que a Paraíba só tem 2 clubes nas Séries C, Botafogo e Treze, 2 na D, Campinense e Serrano, e 2 na Copa do Brasil, Botafogo e Campinense, o que torna muito difícil a tarefa de somar mais de 2.600 pontos juntos, para levar a FPF à 14ª posição no Ranking Nacional das Federações, a última posição a ter direito a 3 clubes na Copa do Brasil.

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe