João Pessoa, 24 de Março de 2019
Esportes
02/01/2019 as 06:50min - PB Agora
Série C: Belo-PB aparece em sétimo desde 2014, quando teve sua 1ª participação

O ranking de pontos da Série C do Campeonato Brasileiro chegou a 69 clubes. O levantamento traz o ranking completo de todos os clubes que passaram na divisão desde 2009, quando a Série foi criada. Náutico, Atlético Acreano, Globo e o campeão Operário atuaram na Série C pela primeira vez no atual formato. Os paranaenses deram a volta olímpica com 44 pontos.

 

O Operário aparece na 40ª colocação. O Botafogo paraibano é o sétimo com 127 pontos. Náutico (32) e Atlético (31) estão lado a lado no ranking. Já o Globo debutou com 22 pontos. Se o quarteto ocupa posições modestas, o Cuiabá assumiu a vice-liderança. O Dourado chegou a 178 pontos após conquistar o acesso e o vice-campeonato na divisão.

 

A liderança é ainda do Fortaleza que deixou a Série C no ano passado e, em 2018, pulou para a Série A. O Leão do Pici acumula 234 pontos. O Top 5 ainda é formado por Macaé-RJ (161 pontos), Salgueiro-PE (158 pontos) e Luverdense-MT (140 pontos). Os paulistas Botafogo (96 pontos) e Bragantino (77 pontos) foram os outros dois clubes que conquistaram o acesso à Série B. No ano que vem, Paysandu, Sampaio Corrêa, Juventude e Boa Esporte - rebaixados no segundo escalão nacional -, além de Ferroviário, Treze, São José e Imperatriz - vindos da Série D - jogarão a Série C.

 

Desde a criação da Série D, o terceiro escalão do futebol brasileiro passou a contar com 20 clubes, mas a fórmula de disputa mudou bastante. No início, eram poucos jogos - o que fez com que a pontuação da maioria dos clubes fosse modesta. Sem falar que o troca-troca de clubes é grande. Afinal, quatro sobem e quatro caem.

 

A Série C soma 69 clubes em seu ranking. A Série A contou com 42 times, enquanto a Série B contabilizou 63. O Sr. Goool considera clubes distintos aqueles que trocaram de nome e sede. Se na Série A tivemos os casos do Grêmio Barueri e do Grêmio Prudente, na Série B foram Americana e Guaratinguetá, Ipatinga e Betim.

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Compartilhe