João Pessoa, 22 de Abril de 2019
Esportes
15/04/2019 as 17:00min - PB Agora
Jogos Indígenas da Paraíba começam no dia 24 deste mês 

Os Jogos Indígenas da Paraíba 2019 estão confirmados para acontecer no período de 24 a 28 de abril, na aldeia Jacaré de Cesar, localizada no município de Marcação. Ao todo, serão 1400 indígenas de 34 aldeias potiguaras, também dos municípios da Baía da Traição e Rio Tinto, participando nas modalidades de canoagem, futebol, futsal, cabo de guerra, arco e flecha, corrido, canoagem e mini-maratona. 

A abertura vai ocorrer, às 9h, no dia 24, com apresentação de grupos culturais locais, bem como o ritual do Toré e o desfile das equipes participantes. O evento é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) desde 2012, no mês de abril porque é comemorado o Dia do Índio. 

“Esses Jogos representam uma verdadeira integração, por meio do esporte, entre os índios das aldeias potiguaras, que são as localizadas na região do Litoral Norte paraibano. Um fator importante é que está mantida a tradição das competições com modalidades típicas indígenas e, a cada ano que passa, aumenta o quantitativo de participantes”, disse o coordenador geral, José Hugo. 

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Hervázio Bezerra, destacou ações em benefício dos municípios que integram o Litoral Norte. “O Governo do Estado, ao longo desses oito anos, realizou muitas intervenções importantes nos municípios do Litoral Norte paraibano e ainda vem fomentando a prática do esporte no local. Isso prova que há uma preocupação também com a questão do bem-estar dos integrantes das aldeias indígenas, com a realização dos Jogos”, frisou Hervázio.

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Compartilhe