A Paraíba o tempo todo  |

Papa adverte sobre perigo de armas nucleares nas mãos de terroristas

O  papa Francisco expressou nesta sexta-feira (10) preocupação diante o risco de que armas nucleares, cujo arsenal está em expansão no mundo, caiam nas mãos de terroristas.

Durante um simpósio sobre o desarmamento nuclear organizado pelo Vaticano, reunindo, entre outros, onze Prêmios Nobel da Paz e representantes da ONU e da OTAN, o papa afirmou que "as tecnologias nucleares estão se expandindo, também por meio de canais informáticos, e os instrumentos legislativos internacionais não impedem que novos Estados se juntem aos que já possuem armas nucleares".

"Os cenários resultantes são profundamente perturbadores, dado os desafios da geopolítica contemporânea, como o terrorismo ou a guerra assimétrica", acrescentou.
O pontífice também denunciou "o falso sentimento de segurança" decorrente das armas de destruição em massa, especialmente armas nucleares. Para ele, a paz entre os povos deveria ser inspirada por "uma ética da solidariedade".

A escalada da corrida armamentista também representa "uma despesa considerável para as nações", em detrimento de outras prioridades como a luta contra a pobreza, lamentou.

E a mera posse de armas nucleares "deve ser firmemente condenada", insistiu Francisco, destacando "o risco de uma detonação acidental".
Muitos Prêmios Nobel da Paz, como Mohamed El Baradei e Muhammad Yunus, devem falar durante este simpósio de dois dias, intitulado "Perspectivas para um mundo livre de armas nucleares e para o desenvolvimento integral".

De acordo com Silvano Tomasi, delegado do papa sobre questões de desarmamento nuclear, o simpósio foi organizado tendo em vista a crise entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

G1.com.br

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Gnosticismo e ideologia política

    Existe uma antiga doutrina herética que promete um conhecimento oculto capaz de levar à redenção. No gnosticismo, a…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe