João Pessoa, 18 de Dezembro de 2018
Mundo
03/08/2018 as 16:16min - PB Agora
 Gira Mundo 2018: Governo realiza solenidade de pré-embarque dos selecionados

Os 200 estudantes e 100 professores da rede estadual de ensino selecionados no Programa Gira Mundo 2018 para fazerem intercâmbios em outros países participaram, nesta sexta-feira (3), da solenidade oficial de pré-embarque, realizada no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, na qual foram entregues os passaportes. Os primeiros a embarcarem serão os 20 professores selecionados para o Gira Mundo Israel, os quais viajam ainda nesta sexta-feira. Já neste sábado (4), partem os 25 alunos que vão estudar na Argentina.

 

Esta será a primeira vez que Israel e Argentina se tornarão destinos dos aprovados no Programa Gira Mundo. Os outros estudantes e professores intercambistas deste Programa vão, posteriormente, para o Canadá, Portugal, Espanha e Finlândia.  Os jovens só retornarão à Paraíba após cinco meses de estudos, já os professores realizam intercâmbio que pode variar entre um e dois meses.

 

O governador Ricardo Coutinho, representantes dos consulados de Portugal e Canadá e outras autoridades estiveram presentes na solenidade. Para o governador, o Gira Mundo representa “uma grande oportunidade para os jovens que vão adquirir mais conhecimentos em outro país e também para o aperfeiçoamento dos professores”. Ele ainda ressaltou que este programa fortalece os laços culturais entre países e espalha entusiasmo na rede estadual de ensino.

 

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, destacou que este encontro do Gira Mundo celebra o êxito do Programa que foi implantado em 2016 pelo Governo do Estado e já está na sua terceira edição. “É um Programa que renova o ânimo dos estudantes e professores da rede estadual, melhora a qualidade do ensino e amplia o nível de conhecimento dos jovens”, observou.

“Eu espero viver intensamente essa experiência que o Gira Mundo vai me proporcionar na Argentina. Quero melhorar meu espanhol e adquirir mais conhecimentos sobre a cultura e a realidade do país. Meus pais me apoiaram e já estou com as malas prontas”, falou o estudante de Santa Rita, Davi Ramos.

 

O estudante indígena Humberto de Araújo tem 15 anos e integra uma aldeia na Baía da Traição. Ele foi um dos selecionados para o intercâmbio na Argentina e recebeu o passaporte das mãos do governador Ricardo Coutinho. O aluno disse que está preparado para estudar em outro país e voltar com mais conhecimentos.

 

Os jovens só retornarão à Paraíba após cinco meses de estudos. Eles receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção e terão seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista. Cada estudante deverá desenvolver um projeto, durante o intercâmbio, o qual será aplicado em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.

 

O professor de física Cláudio Reinke, da cidade de São João do Rio do Peixe, embarca nesta sexta-feira para Israel e relatou um pouco do seu objetivo neste intercâmbio. “É um projeto inovador que vai nos dar a chance de adquirirmos experiências que têm relação com nossa região, para que depois a gente possa socializar o aprendizado nas escolas. Quero passar os conhecimentos vindos de Israel para a comunidade através de aulas e workshops e, dessa forma, colaborar com a sustentabilidade no local onde vivemos”, disse.

 

O Gira Mundo Israel visa o aperfeiçoamento profissional dos professores das regiões com escassez de água, para que eles contribuam com a aplicação de projetos de desenvolvimento do semiárido paraibano. Os professores vão adquirir conhecimentos sobre: Agricultura Sustentável, Construções Naturais, Energias Renováveis e Tecnologias Alternativas, Comunidades Ecológicas, Irrigação e Produção de Alimentos.

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

Compartilhe