João Pessoa, 18 de Dezembro de 2018
Mundo
01/12/2018 as 23:35min - PB Agora
Morre, aos 94 anos, George H.W. Bush, ex-presidente dos EUA

Morreu, na madrugada deste sábado (1), o ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush, com 94 anos. A informação é de Jim McGrath, porta-voz oficial da família Bush. Ele deixa cinco filhos, 17 netos e oito bisnetos. Entre seus filhos, estão o também ex-presidente George W. Bush e o ex-governador da Flórida Jeb Bush. A causa da morte não foi divulgada

Bush havia sido internado no mês de abril para tratar uma infecção urinária que se espalhou pelo sangue. O ex-presidente foi hospitalizado um dia após a morte da esposa Barbara Pierce (1945–2018), com quem ficou casado por 73 anos. Ele também sofria de doença de Parkinson.

O republicano foi 41º presidente da história norte-americana e cumpriu um mandato entre os anos de 1989 e 1993. Ele perdeu as eleições seguintes para o democrata Bill Clinton. Em 12 de junho de 2018 George H. W. Bush tornou-se o primeiro presidente norte-americano a atingir a idade de 94 anos, sendo assim o ex-presidente mais velho da história do país.

Nascido em Milton, Massachusetts, Bush se alistou nas Forças Armadas aos 18 anos e foi piloto combatente de aeronaves na Segunda Guerra Mundial. Depois de servir seu país, foi estudar na Universidade e Yale, onde se formou em Economia.

Após se formar, foi um dos pioneiros no setor petroleiro do Texas. Filho do ex-senador, Prescott Bush, sempre esteve envolvido na política, mais precisamente com o Partido Republicano, mas entrou definitivamente para a vida pública no ano de 1963 ao ser eleito para a câmara local de Harris County, Texas.

Em seguida, passou pelo Congresso e ainda ocupou cargos como Embaixador das Nações Unidas e diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) até se tornar vice-presidente dos Estados Unidos na chapa republicana de Ronald Reagan.

Em 1989, se candidatou à presidência para substituir o companheiro de chapa e amigo pessoal. Derrotou o democrata Michael Dukakis com 54% dos votos populares e 426 dos 537 dos votos do colégio eleitoral. Suas principais marcas na Sala Oval foram a guerra contra as drogas e a política externa. Durante seu mandato, caíram o Muro de Berlim e o regime soviético.

Ele ainda foi responsável por enviar tropas para a Guerra do Golfo, em 1990, onde comprou briga com o ditador iraquiano Saddam Hussein, que anos depois, em 2003, viria a ser preso pelas tropas comandadas por seu filho, George W.

Apesar disso, problemas na economia do país tornaram o presidente impopular e ele não conseguiu ser reeleito quatro anos mais tarde, quando acabou derrotado pelo democrata Bill Clinton.

A família de Bush manteve a tradição na política. Além do ex-governador do Texas e ex-presidente norte-americano George W., Jeb Bush também seguiu carreira pública e foi governador da Flórida. Nas últimas eleições presidenciais, foi um dos derrotados por Donald Trump nas prévias republicanas.

Painel Político

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Compartilhe