A Paraíba o tempo todo  |

Falta de Privacidade: novo vazamento de dados afeta usuários do Facebook

Vazamento afeta 540 milhões de usuários

Mais um Data Leak (Vazamento de dados) foi detectado hoje (3) por pesquisadores e que afetariam em torno de 540 milhões de usuários do Facebook. Em seu blog, a empresa UpGuard afirma que encontrou bancos de dados ligados a uma empresa Mexicana de mídia. A empresa também afirma existir um segundo vazamento relacionado a um aplicativo desenvolvido por terceiros com o nome “At the pool”.

No primeiro conjunto de dados a equipe de pesquisadores encontrou 146Gb de informações em 540 milhões de gravações detalhadas entre comentários, reações, nomes de contas, ID’s e outras informações.

O Facebook já foi processado em um caso antigo onde foi acusado de falta de transparência e falta de compromisso com a segurança dos dados dos seus clientes quando a empresa Cambridge Analytica simplesmente utilizou um algoritmo que conseguia captar dados dos usuários e de pessoas ligadas ao seu perfil como amigos.

No caso da Cambridge Analytica, o CEO da empresa teve de prestar esclarecimentos às autoridades e se prontificou a resolver os problemas relacionados à proteção dos dados de seus “clientes”. Em um único dia as ações da gigante das redes sociais teve uma forte queda e um prejuízo de U$ 35 milhões de dólares.

Por fim, mesmo após as promessas feitas pelo facebook, esse segundo caso descoberto mostra que apesar dos esforços da justiça em reforçar o compromisso da empresa, não existe ainda uma relevante mudança que possa garantir que seus dados estarão realmente privados de acessos não autorizados.

Especialistas em Segurança da Informação pedem sempre cautela na utilização das redes sociais principalmente quando forem postadas informações que possam ser relevantes e de valor para pessoas mal intencionadas.

 

Fonte: https://www.upguard.com/breaches/facebook-user-data-leak

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Gnosticismo e ideologia política

    Existe uma antiga doutrina herética que promete um conhecimento oculto capaz de levar à redenção. No gnosticismo, a…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe