A Paraíba o tempo todo  |

PB AGORA passa a ter charges de Fred Ozanan

Nome consagrado em nível nacional e respeitado em salões internacionais, o chargista Fred Ozanan estréia nesta quarta-feira (6) no PB AGORA. Autodidata, nascido em Campina Grande, Fred se destacou sempre em sua carreira com um traço inconfundível para tratar do humor político, mas consegue ampliar sua obra para um caráter universal com uma naturalidade que conquista, inevitavelmente, todos os que passam a conhecer seu trabalho.

Oficialmente Frederico Ozanan Pinto Gomes Pereira, Fred é jornalista, design gráfico e funcionário público. É membro da Associação dos Cartunistas do Brasil e sócio fundador da Fundação Nacional do Humor, sendo também participante ativo dos  principais  salões de humor do país.  Por várias vezes integrou  juri de premiação de salões como a Bienal Internacional de Humor – Sem Aids com Amor (SP), o  Latino Americano de Piracicaba (Unimep-SP) e Internacional do Piauí.

Atuação marcante

Idealizador do Salão Nacional de Humor de Campina Grande/PB e curador por três anos  do Salão Internacional de Humor do Piauí.  Há vários anos desenvolve atividades em instituições educacionais através do projeto “Leitura de Charge”, que chegou a ser incluído em sua região no projeto Pró-Ler do Ministério da Educação. É de autoria de Fred a charge de capa da Revista do Provão 2001 e 2002 do Ministério da Educação, desenhos que foram incluídos como quesitos em exames vestibulares de várias instituições ano passado e consta do livro do ex-Ministro da Educação do governo FHC, Paulo Renato Souza (2006).

Este trabalho de Fred nas escolas também serviu de tema para o documentário “Fred- um cartunista que faz Escola” realizado pelo Instituto Pernambucano de Arte, Cultura e Cidadania (2007) e suas charges foram utilizadas no livro didático do professor Guilherme Pereira adotado pela rede pública de Alagoas.

Profissional com raro desempenho na charge, cartum e caricatura, iniciou sua carreira na Gazeta do Sertão (Campina Grande), passando pelo Diário da Borborema (Campina Grande), O Norte (João Pessoa), A Palavra (Campina Grande), Jornal de Alagoas (Maceió), Estadão (Rondônia), Revista Cartoon (Rio de Janeiro) e Pasquim (Rio de Janeiro).  Atualmente é chargista político do Jornal Correio da Paraíba (João Pessoa) e colaborador da Revista Imprensa (São Paulo).

Livros

Fred já lançou seis livros:”Quem Disse que o Brasil não tem Graça ?”, “Falando Sério”(prêmio HQ MIX/99), “Rio de Lágrimas – Uma Visão Muito Seca do Nordeste”, “Paraíba E Piauí NO Cartum – Com Todo O Risco”(prêmio HQMIX/2000); Zona ELleitoral; Brasil EM Branco E Preto. E ainda participou dos livros da editora Virgo (SP) 2001 UMA Odisséia do Humor (consorciado com outros cartunistas) e Humor Pela Paz e a Falta que Ela Faz (consorciado com outros cartunistas).
 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe