A Paraíba o tempo todo  |

Ônibus da Capital ganham novo atrativo

Quem utiliza os serviços de transporte público da Capital, especificamente, de algumas linhas operadas pelas empresas Transnacional e Reunidas, além de andarem em ônibus novos e modernos, agora tem um atrativo a mais durante suas viagens. Trata-se de um moderno sistema de TV interna, chamado TV Bus Mídia, que vai distrair os passageiros durante suas viagens. Cada veículo tem duas TVs digitais de última geração que retransmitirá a programação gravada da Rede Globo, além de anúncios e campanhas publicitárias.

O projeto piloto está sendo desenvolvido em 55 ônibus, com duas televisões por veículo para que todos os passageiros tenham uma boa visão do que está sendo apresentado. Segundo o empresário Emanuel Dantas, diretor da ELI Comunicação, empresa que está trazendo a novidade para o mercado de João Pessoa, em parceria com a TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo no Estado, cerca de 1 milhão de passageiros por mês terão acesso a programação veiculada no interior dos ônibus.

Os aparelhos de TV já estão instalados em algumas linhas de ônibus e têm agradado aos usuários, principalmente em horários cujo trânsito está congestionado. Inicialmente, a TV Bus Mídia estará disponível em 33 veículos da Transnacional e 22 da Reunidas, mas, dependendo da resposta do público, esse projeto poderá ser ampliado. “A TV Bus Mídia é uma idéia inovadora que consiste na instalação de duas televisões LCD de alta definição, para exibir um canal fechado dentro dos coletivos. O sistema faz parte de uma franquia da TV Globo de São Paulo e exibe o conteúdo do dia anterior veiculado na programação tradicional da rede. O conteúdo é editado para se adaptar às viagens curtas dos ônibus urbanos e melhor atender os usuários”, explica Emanuel Dantas.

O empresário afirma ainda que o sistema é totalmente adaptado para as condições de viagem que os ônibus tem, com imagens nítidas e sem interferência. A programação é atualizada a cada 24h, nos sete dias da semana. Nos intervalos da programação, que inclui novelas, programas de entretenimento e jornalísticos locais e nacionais, entre outras atrações, serão exibidos campanhas educativas e publicitárias.
“Os monitores de alta definição são apropriados para evitar que a imagem fique trepidando durante o percurso. Além disso, a programação é toda legendada para evitar a poluição sonora e incomodar aqueles que não desejam acompanhar as atrações, além dos monitores serem resistentes a atos de vandalismo”, explica Emanuel. O sistema já é sucesso absoluto em países desenvolvidos onde a maioria dos transportes coletivos que circulam nos grandes centros possuem a tecnologia. No Brasil, ele já existe em São Paulo e Rio de Janeiro.

“Este é um projeto piloto muito importante já que a intenção das empresas de ônibus é oferecer o máximo de conforto e bem estar para seus usuários. É possível, inclusive, que este projeto seja ampliado para outras linhas de ônibus além da Transnacional e Reunidas”, disse Mário Tourinho, diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP).

A Superintendente da STTrans, Laura Farias, também elogiou a iniciativa das empresas e disse que esse é mais um benefício para os usuários do sistema de transporte da Capital. “Além de renovar toda a frota, ampliando o número de veículos adaptados para cadeirantes e deficientes visuais, agora disponibilizamos para os usuários do sistema mais essa inovação”, afirmou Laura
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe