A Paraíba o tempo todo  |

Gilvan Freire completa 64 anos hoje

Aniversário: completando 64 anos, Gilvan Freire demonstra ‘encantamento’ pelas redes sociais

Completa 64 anos nesta quarta-feira, 26, o advogado e comentarista político Gilvan da Silva Freire. Natural de São Mamede, Gilvan estudou em Patos, onde foi líder estudantil e vereador. Foi deputado estadual por duas legislaturas e presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba. Também foi deputado federal com nota 10 no DIAP e candidato a governador em 1998. Atualmente, ele coordena uma banca de advocacia em seu escritório em João Pessoa. É também articulista e comentarista político.

Alvo de polêmicas devido às opiniões fortes que expõe, Gilvan é considerado um dos maiores desafetos do atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), com quem rompeu politicamente em 2009, após ter sido um dos arautos na defesa da aliança do socialista com Cássio Cunha Lima (PSDB), que à época sofria pressões para apoiar o colega tucano Cícero Lucena na disputa ao Governo. Gilvan filiou-se ao PTB e depois foi para o PMDB, onde se candidatou em 2010 à Assembléia Legislativa, não obtendo êxito.

Gilvan Freire estreou na mídia paraibana em 2009, como integrante da bancada do programa Conexão Master, a época apresentado pelo jornalista Luís Torres, que também tinha como comentaristas o cientista político Lúcio Flávio de Vasconcelos e o jornalista Tião Lucena. Na TV Master, permaneceu por mais de três anos, onde por razões pessoais, deixou o programa no final de 2012.

Reconhecido pela perfeição linguística e pela qualidade dos vernáculos dos seus textos e discursos, revela-se um amante da língua portuguesa e um crítico contundente da influência norte-americana nos novos padrões culturais brasileiros. Constitucionalista, também confere palestras nas áreas de Direito e Liberdade de Expressão.

Recentemente, Gilvan Freire foi homenageado pela Assembléia Legislativa da Paraíba em comemoração aos 187 anos da casa de Epitácio Pessoa, onde proferiu palestra com a temática “A instalação do Poder Legislativo da Paraíba no Império”.

Atualmente, Gilvan tem se engajado em diversos temas de interesse da população paraibana, a exemplo da Campanha SOS Seca, para encontrar soluções para acabar com o sofrimento dos que convivem com os danos causados pela falta d’ água e pela estiagem no nordeste, como também pela paralisação nas obras de transposição. Tem sido um forte ativista nas redes sociais Twitter (@gilvanfreire_) e Facebook (Gilvan Freire), mecanismos onde tem revelado verdadeiro ‘encantamento’ pela grande quantidade de seguidores e interações às suas postagens sobre os temas políticos do cotidiano. 

 

PB Agora 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe