A Paraíba o tempo todo  |

Lei que reconhece vaquejada como esporte pode ser revogada na PB

 Em vigor desde janeiro deste ano, a lei de autoria do deputado estadual Doda de Tião (PTB) que reconhece a vaquejada como atividade esportiva na Paraíba, pode sofrer um ‘revestrés’ como diz o matuto. Ontem (11) Representantes de organizações não governamentais e protetores dos animais foram ontem ao Ministério Público Federal, pedir que o órgão ingresse com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei Estadual.

 

A Lei Estadual n.º 10.428/2015, tornou a vaquejada um esporte. O procurador da República José Godoy informou que dará os devidos encaminhamentos aos pleitos. Outra solicitação do grupo foi com relação à propositura de ação civil pública e projeto de lei, para que as vaquejadas e rodeios sejam proibidos em todo o Brasil. Os ativistas justificaram os pleitos citando os exemplos dos Estados Unidos e França, países que reconhecem os animais como sujeitos de Direito, bem como ressaltando que a lei ambiental brasileira não define com clareza o que são maus tratos.

 

O procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza, que recebeu os ativistas, informou que dará os devidos encaminhamentos aos pleitos. Ele afirmou que no Ceará já existe uma ação direta de inconstitucionalidade nesse sentido e que vai distribuir as demandas para análise do órgão. Godoy sugeriu que os ativistas procurem parlamentares federais paraibanos para que proponham lei proibindo a prática de vaquejadas e rodeios em todo o Brasil.

 

O autor da Lei o deputado estadual Doda de Tião que é fazendeiro e cria cavalos, foi procurado a época de apresentação da Lei por praticantes para apresentar a proposta. Com a aprovação, será permitida a realização de campeonatos e torneios oficiais no Estado envolvendo os praticantes da atividade, que virou esporte.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe