João Pessoa, 20 de Fevereiro de 2018
Paraíba
13/03/2017 as 10:05min - PB Agora
Chuva traz cheia ao Rio Paraíba e água segue para o Açude Epitácio Pessoa

São as águas de março.  O caririzeiro não poderia estar mais contente. Além das chegadas das águas do Rio São Francisco, choveu forte neste final de semana na região. As fortes chuvas reacenderam de esperanças os moradores de regiões castigadas pela estiagem no Estado.

Nesse domingo (12),  segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), choveu bastante em cidades como Caraúbas, e a cheia desce pela calha do Rio Paraíba. Muitos moradores se mostraram surpresos com a quantidade de água.

Além da água da chuva, o Rio Paraíba já recebe a Transposição do Rio São Francisco.

Com o temporal que cai na região, a previsão é de que a água do ‘Velho Chico’ cheque mais rápido ao seu principal destino,  o reservatório de Boqueirão, responsável pelo abastecimento da a cidade de Campina Grande, a segunda maior do Estado.

 

A meteorologista Marle Bandeira explica que essas chuvas no Cariri ocorrem de maneira isolada, em várias cidades da região, porém este é o período de chuvas o Cariri, que deve durar até Abril.

 

Nestes primeiros dias do mês de março, a cidade que mais recebeu chuvas na Paraíba foi Pedras de Fogo, na região da Mata paraibana, com uma precipitação total de 122,6 mm. Bom Jesus foi a segunda cidade com mais chuvas, tendo 121mm, seguida ainda de Santa Helena (104 mm), Coremas (89,1 mm) e Logradouro (79,2 mm).

 

Severino Lopes

PB Agora

 

Compartilhe