A Paraíba o tempo todo  |

Atualizações de títulos estão suspensas para 500 mil eleitores na PB

Os 500 mil eleitores da Paraíba atingidos pela extinção ou transferência de 14 zonas eleitorais estão com as atualizações de títulos eleitorais suspensas até 7 de fevereiro. O prazo que iniciou na segunda-feira (22), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, é para a migração dos dados das antigas zonas para as novas, por esse motivo que os eleitores não podem mexer nos cadastros durante o período.

Os prazos processuais das 14 zonas (confira lista abaixo) também estão suspensos. Porém, certidões circunstanciadas, entre elas a de quitação, ainda podem ser solicitadas neste prazo. Os dados dos eleitores só vão poder ser atualizados a partir de 8 de fevereiro, seguindo até 9 de maio – prazo limite para todos os tribunais do Brasil.

O TRE garantiu que os locais de votação dos eleitores das zonas extintas ou remanejadas não vão mudar. O que muda é apenas o número da zona e da seção. Os atuais prédios que funcionam zonas eleitorais extintas vão funcionar apenas como posto de atendimento até 9 de maio. Após a data o local será fechado.

A partir de 8 de fevereiro é que os 500 mil eleitores afetados pelas mudanças de zonas vão poder atualizar seus dados nos postos de atendimento e zonas eleitorais, apesar de que os novos números de seções e zonas já vai ser atualizados automaticamente.

O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, André Soares, disse, nesta terça-feira (23) durante coletiva de imprensa em João Pessoa, que o e-Título (título eleitoral eletrônico) “é muito melhor que o título de papel pois carrega muito mais informações”.

O que, na prática, faz com que seja desnecessário os novos eleitores terem o título de papel, assim como os eleitores que foram rezoneados. André também garantiu que o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, faz com que não seja necessário levar documento de identidade na hora da votação.

Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe