A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura de Patos distribui sementes de milho e fortalece agricultura

A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria de Agricultura iniciou a distribuição gratuita de sementes de milho, que foram adquiridas com recursos do próprio município, e estão sendo entregues aos produtores da agricultura familiar. Na manhã desta quinta-feira (15), as equipes da secretaria de Agricultura estiveram distribuindo as sementes aos agricultores da comunidade do Mucambo. No total, são 1,8 toneladas de sementes que estão sendo distribuídas e cada família receberá 5kg para realizar seu plantio.

O engenheiro agrônomo, Iere Caindre, explicou que as sementes são de boa qualidade, desenvolvidas pela EMBRAPA e de uma espécie adequada as condições climáticas da região.

“Nós estamos distribuindo as sementes do tipo BRS catingueiro, que é uma semente de ciclo precoce, onde entre a germinação e a colheita do milho seco nós temos um período de 90 a 100 dias e isso para a nossa região é ótimo, porque aproveitamos mais o regime hídrico e, com isso, pretendemos atingir níveis moderados de produtividade já que contamos com essas sementes de excelente qualidade”.

Ao receber a sua cota de sementes, o agricultor Cícero Caetano, disse que está muito satisfeito porque o corte de terra foi realizado bem a tempo da chegada do inverno e as sementes também foram distribuídas logo em seguida. “Desde que eu planto eu nunca vi isso, ter as terras cortadas em um dia e receber as sementes no dia seguinte”, destacou o morador da comunidade do Mucambo.

O secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, por sua vez, comentou que o objetivo da Prefeitura é incentivar a agricultura familiar e contribuir para um plantio de qualidade na zona rural do município.

“Esta é uma iniciativa pioneira e um trabalho que lutamos bastante para que acontecesse. Esse milho, segundo cálculos dos nossos engenheiros, ele pode chegar a dar um rendimento livre de 2 mil reais para o agricultor na colheita e venda da safra. Isso é um incremento que a Prefeitura faz para que o agricultor tenha a sua renda”, destacou.

Além da distribuição de sementes, também está sendo realizada, simultaneamente, e de forma gratuita, os cortes de preparação de terra para plantio pelas máquinas da prefeitura nas propriedades rurais em todas as comunidades do município.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe