A Paraíba o tempo todo  |

Cientistas alertam que ‘Vale dos Dinossauros’, pode estar sendo extinto

Um grupo de pesquisadores de São Paulo alerta para o desaparecimento de uma trilha de pegadas de dinossauros no Monumento Natural Parque Vale dos Dinossauros (MONAVD), que abrange várias cidades do Sertão do Estado. Três pesquisadores especialistas em pegadas da Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e um geólogo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) detectaram o desaparecimento e a degradação de pegadas em uma importante trilha de pegadas, que é um modelo de referência internacional para a comunidade científica.

De acordo com a pesquisadora Aline Ghilardi, as pegadas existem há mais de 136 milhões de anos, mas estão expostas há cerca de um bicentenário. As trilhas ficaram conhecidas na década de 20, após um empresário encontrar e comunicar o caso à paleontólogos. Desde então, o conhecido “rastro de Sousa”, modelo para pesquisa na área no mundo inteiro está exposto sofrendo além da degradação natural do tempo e fenômenos, uma interferência humana.

Na observação recente dos pesquisadores, a passagem de boiadas também acelera a degradação e perdas dos registros. “Visitamos Sousa desde 2009, mas essas pegadas são descritas desde 1979. Eu vim procurando um tipo de pegada que existia, e quando cheguei algumas dessas pegadas não estavam mais lá. Existem 12 pistas de pegadas de dinossauros que eram visíveis em 1970 e hoje os visitantes não conseguem mais visualizar. Desde que as pegadas foram expostas geologicamente, elas estão sendo destruídas por processos naturais, mas ações antrópicas (humanas) também podem acelerar esse processo”, explicou.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe