A Paraíba o tempo todo  |

PB teve maior volume de chuvas dos últimos 5 anos em 2018, diz Aesa

O volume de chuvas registrado na Paraíba em 2018 foi o maior dos últimos 5 anos, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Segundo os dados divulgados, em 2018 as chuvas somaram 154,8 mil milímetros. Esse foi o maior volume desde 2014, quando foram registrados 164,3 mil milímetros.

No ranking dos últimos 10 anos, o ano de 2018 ficou na 4ª posição. Nessa última década, os anos com maiores volumes foram: 1º 2011; 2º 2009; e 3 º 2014. Ainda nesses últimos 10 anos acompanhados pela Aesa, 2012 foi que teve menos chuvas.

O cálculo soma o total de chuvas de todas as estações monitoradas pela Aesa nos 223 municípios da Paraíba.

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a grande variação registrada nos volumes de chuvas é uma característica do semiárido. “Mais de 80% da Paraíba é comporta de semiárido. Então a variação é muito grande sempre. Isso ocorre tanto de um dia para o outro, como naturalmente entre os anos”, disse ela.

Apesar de a variação ser comum, a meteorologista explica também que existem fenômenos e condições que acabam influenciando nas chuvas. “Tivemos fenômenos como El Ñino, as condições do oceano Atlântico. Por exemplo é importante que no Atlântico Norte esteja mais frio e no Atlântico Sul esteja mais quente. Além de outras condições do Oceano Pacífico. Então é muito complexo pensar em uma “fórmula de chuvas” pra o estado”, explicou Marle.

Ainda de acordo com Marle Bandeira é importante destacar que o volume total de chuvas não indica diretamente que um ano foi mais seco que o outro, tendo em vista, que é importante entender que o estado tem regiões diferentes.

“É comum chover no Litoral, mas no Cariri, por exemplo, as chuvas podem ter volumes menores, mas que são importantes para a população. Se a gente tiver um ano de muitas chuvas no Litoral e no Sertão chover menos, teremos um ano seco. Mas se as chuvas no Sertão forem acima da média e no Litoral ficaram abaixo, teremos um ano bom de chuvas”, disse ela.

G1

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe