A Paraíba o tempo todo  |

TCE-PB firma convênio com Estado para listar preços de referência e auxiliar gestores durante licitações

Convênio firmado na manhã desta sexta-feira (18) entre o Tribunal de Contas da Paraíba e a Secretaria Estadual da Receita vai permitir a criação de tabelas de preços de referência, a partir dos dados de notas fiscais eletrônicas. O objetivo é auxiliar a tomada de decisão dos gestores públicos paraibanos, especialmente em pesquisas de preços online para as licitações públicas. 

Assinado pelo governador João Azevedo, pelo presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes e pelo secretário da Receita, Marialvo Laureano dos Santos, o termo de cooperação terá duração de 60 meses. O documento leva assinatura, como testemunha, do conselheiro Arthur Cunha Lima. 

No período de vigência, o Tribunal terá acesso, diariamente, aos dados das NFC-e relativos, somente, “à identificação do emitente da documentação fiscal, dos itens comercializados e dos seus preços unitários”, de modo a resguardar “o sigilo fiscal constitucional”. 

O acordo estabelece uma “rede de intercâmbio e compartilhamento de informações e de conhecimentos estratégicos necessários às ações de fiscalização e controle entre a SER/PB e o TCE/PB, visando à troca de informações, tecnologias e métodos de avaliação de preços praticados junto ao Poder Público paraibano.” 

Servidores do Governo e do Tribunal serão cadastrados para acesso aos dados, com sua utilização restrita, exclusivamente, “aos objetivos do termo de cooperação”. 

O convênio prevê, além das tabelas de referência utilizáveis nos procedimentos licitatórios governamentais, o desenvolvimento de aplicativo, disponível à sociedade, para pesquisa de preços do comércio varejista paraibano.

CADASTRAMENTO – Também na manhã desta sexta-feira, no ‘Espaço Cidadania Digital’, que funciona no Centro Cultural Ariano Suassuna, o TCE promoveu o cadastramento de gestores estaduais para que tenham acesso ao Sistema Eletrônico de Tramitação de Processo (Tramita) e ao Portal do Gestor.

A medida, decorrente do aprimoramento do Processo de Acompanhamento da Gestão instituído pela Corte desde o início de 2017, serve ao encaminhamento ao TCE de informações relacionadas a receitas e despesas públicas, muitas delas em tempo real. Também, em sentido inverso, às notificações da Presidência, dos relatores de contas públicas, ou da Auditoria aos dirigentes dos organismos sob jurisdição do Tribunal, tanto estaduais quanto municipais.

CIDADANIA DIGITAL – Em visita ao local, e na presença do conselheiro André Carlo, o governador João Azevedo parabenizou o Tribunal pela criação do “Espaço Cidadania Digital”.

Ele enfatizou, na ocasião, a contribuição do projeto para ampliação da transparência na gestão pública e, principalmente, para estimular ainda mais a participação da sociedade na fiscalização dos recursos e dos serviços públicos.

“Só tem um caminho para a gestão pública: a transparência ao limite, resguardado apenas o sigilo previsto em lei para alguns tipos de informações e dados específicos. Hoje a tecnologia permite não só ao cidadão fiscalizar mais, mas ao Governo, de qualquer instância, reduzir custos e prestar serviços públicos à população, de forma mais ágil e mais barata. O TCE está de parabéns por este espaço”, comentou o governador. 

O ‘Espaço Cidadania Digital’ foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande, com o objetivo de contribuir com o aprimoramento, expansão e difusão de programas e ferramentas digitais para estimular o controle social. 

É composto de 30 estações de trabalho (meses com computadores), equipamentos de projeção de vídeos, peças e painés/gráficos e mesa digital com tecnologia 4 K, que possibilita a verificação à distância, com imagens de drones e aplicativos, das obras públicas em andamento por todo o estado.

PB Agora com TCE-PB

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe