A Paraíba o tempo todo  |

Agricultor vai usar barragem subterrânea para ampliar atividade agropecuária

A construção de barragens subterrâneas está possibilitando que as famílias agricultoras possam desenvolver suas atividades agrícolas mesmo em período de longas estiagens, garantindo com isso uma renda mensal.

É o caso do agricultor Antonio Marinho Sobrinho (Antonio do Coentro), da comunidade Catolé de Queimadas, município de Queimadas. Com assistência técnica da Empresa Paraibana de Pesquisa, extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) iniciou a construção da barragem para armazenar no subsolo as águas do período das chuvas.

O agricultor pretende ampliar suas atividades com fruteiras, milho, feijão e fava em sistema de subirrigação tendo como base a barragem subterrânea. Um grupo de extensionistas da Gerência Regional da Empaer em Campina Grande e o do escritório local de Queimadas, composto de Evandro Felix, Auto Martins e Verneck Abrantes, visitou a comunidade para orientar o agricultor quanto à construção da barragem.

A barragem na comunidade Catolé vai permitir que a família diversifique suas atividades agropecuárias, com garantia de uma reserva de água mesmo em período de prolongada estiagem. A água captada das chuvas fica armazenada no subsolo para irrigar culturas perenes, como forrageiras e frutíferas, além de garantir a produção de culturas anuais.

Também na oportunidade, foram apresentadas ao produtor as técnicas de captação de águas, barragens sucessivas e pedras, curvas de nível, preservação ambiental, manejo e conforto animal, entre outras informações.

O projeto de construção de barragens subterrâneas é fruto de uma parceria entre a Empaer e a Prefeitura Municipal de Queimadas. “Nesses momentos a Empaer constrói com o agricultor seu bem estar social produtivo e econômico”, comentou o gerente regional da empresa em Campina Grande, José Sales Junior.

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe