A construção de barragens subterrâneas está possibilitando que as famílias agricultoras possam desenvolver suas atividades agrícolas mesmo em período de longas estiagens, garantindo com isso uma renda mensal.

É o caso do agricultor Antonio Marinho Sobrinho (Antonio do Coentro), da comunidade Catolé de Queimadas, município de Queimadas. Com assistência técnica da Empresa Paraibana de Pesquisa, extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) iniciou a construção da barragem para armazenar no subsolo as águas do período das chuvas.

O agricultor pretende ampliar suas atividades com fruteiras, milho, feijão e fava em sistema de subirrigação tendo como base a barragem subterrânea. Um grupo de extensionistas da Gerência Regional da Empaer em Campina Grande e o do escritório local de Queimadas, composto de Evandro Felix, Auto Martins e Verneck Abrantes, visitou a comunidade para orientar o agricultor quanto à construção da barragem.

A barragem na comunidade Catolé vai permitir que a família diversifique suas atividades agropecuárias, com garantia de uma reserva de água mesmo em período de prolongada estiagem. A água captada das chuvas fica armazenada no subsolo para irrigar culturas perenes, como forrageiras e frutíferas, além de garantir a produção de culturas anuais.

Também na oportunidade, foram apresentadas ao produtor as técnicas de captação de águas, barragens sucessivas e pedras, curvas de nível, preservação ambiental, manejo e conforto animal, entre outras informações.

O projeto de construção de barragens subterrâneas é fruto de uma parceria entre a Empaer e a Prefeitura Municipal de Queimadas. “Nesses momentos a Empaer constrói com o agricultor seu bem estar social produtivo e econômico”, comentou o gerente regional da empresa em Campina Grande, José Sales Junior.

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos



Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PMJP é condenada a indenizar casal que caiu em fossa em Cruz das Armas

Prefeitura da Capital e dono de imóvel pagarão indenização a casal que caiu em fossa séptica A Prefeitura de João Pessoa foi condenada a pagar, solidariamente, com o espólio de…

Em nota, ex-secretário de Planejamento Waldson de Souza nega acordo de delação com o Gaeco

O ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Waldson de Souza, rechaçou informações de “blogs” que noticiaram um suposto acordo de delação premiada do ex-gestor com o Grupo de…