A Paraíba o tempo todo  |

A cada 34 horas um caso de suicídio é registrado na Paraíba

Cargas altas de cobranças, horas exaustivas de trabalho e tantos outros fatores podem contribuir para o surgimento de uma doença silenciosa que afeta pessoas de todas as faixas etárias: a depressão. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde (SIM/SES), na Paraíba, a cada 34 horas um caso de suicídio é registrado.
 

Na Paraíba, a Lei 11.152/18, que cria o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão, em 12 de março, alerta para necessidade do debate sobre a doença. 
 
A data foi escolhida devido ao suicídio, no ano passado, de uma ex-atleta do time de vôlei que a parlamentar faz parte em João Pessoa.
  
Dados – Segundo um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado 2018, os casos de depressão estão aumentando globalmente – 18,4% –, e as estimativas são de que até 2020 essa será a patologia mais incapacitante de todo mundo.
 
Por ano, uma média de 11 mil pessoas tiram a própria vida no país. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado em 2017 pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no Brasil, 79% delas são homens e 21% são mulheres.
 
A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe