Por pbagora.com.br

Aproximadamente 9 mil motoristas são multados por mês pelo Departamento Nacional de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e muitos deles, quando atingem pontuação de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, têm a carteira suspensa. Aqui não estão computadas as multas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) ou Polícia Rodoviária Federal. O Diário Oficial do Estado do dia 8 deste mês publicou a suspensão de 24 habilitações de motoristas por diversos tipos de infrações.

 

Entre as multas mais comuns estão avanço de sinal vermelho, dirigir utilizando o celular, velocidade acima do permitido e guiar moto sem capacete. Só no ano de 2017, mais de 22 mil motoristas tiveram a carteira de habilitação suspensa na Paraíba. Este ano, os números ainda não foram computados pelo órgão.

 

Segundo Eugênio Feitosa, chefe do setor de Registro Nacional de Carteira de Habilitação do Detran-PB, as habilitações quando são suspensas por pontos tem punição de seis meses sem que o motorista possa dirigir. Por outro lado, quando a suspensão da CNH é por embriaguez ao volante, a suspensão é de 12 meses sem poder dirigir.

 

Para o motorista punido com os 20 pontos na carteira poder voltar a dirigir, ele tem que participar de um curso de reciclagem para cumprir o período da suspensão. "Quando a pessoa atinge os 20 pontos na habilitação, ela recebe uma notificação em seu endereço e é obrigada a entregar a carteira no Detran, onde a carteira fica retida", explicou.

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Notícias relacionadas

Empresário sócio do Tambiá Shopping morre em SP vítima da Covid-19

A família Vasconcelos Maia registou nesta segunda-feira (12), luto devido a morte do empresário José Vasconcelos Maia, em São Paulo, vítima da Covid-19. José Vasconcelos, como era mais conhecido, era…

Cavalo cai em bueiro no bairro das Indústrias; bombeiros são acionados

Um cavalo caiu em um bueiro na manhã de hoje (12). O caso foi registrado no bairro das Indústrias, na Zona Oeste da capital paraibana. Moradores que passavam pelo local…