A Paraíba o tempo todo  |

PC deflagra operação ‘Garimpo’ contra lavagem de dinheiro em Itabaiana

Uma operação da Polícia Civil cumpre, nesta quarta-feira (19), mandados em João Pessoa e em Itabaiana. A operação foi denominada ‘Garimpo’ e é um desdobramento da ‘Operação Pote de Ouro/Mapa da Mina’, desencadeada ano passado. Os mandados foram expedidos pelo juízo da Comarca de Itabaiana. De acordo com as investigações da Polícia Civil, o suposto esquema teria desviado recursos públicos na gestão do ex-prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior.

O ex-prefeito Antônio Carlos, o ex-tesoureiro da prefeitura Luís Moreira de Barros e o ex-secretário de infraestrutura da prefeitura de Itabaiana Adjailton Paiva de Andrade (falecido posteriormente à prisão) foram presos na primeira fase das investigações, mas estão respondendo o processo em liberdade. No total, juntando as duas fases, mais de R$ 330 mil em contratos estão sob suspeita.

O caso estava sob segredo de justiça, mas uma decisão judicial retirou o sigilo. Já em Itabaiana, equipes da Polícia Civil fazem buscas em locais onde estariam bens comprados pelo ‘esquema’ como lavagem de dinheiro. Até agora a Polícia Civil não divulgou um balanço parcial da ação. A Justiça também decretou o sequestro de parte dos bens investigados pela Polícia Civil.

1ª fase da operação – Em dezembro de 2018, o ex-prefeito do município Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior, foi um dos presos na Operação Pote de Ouro: o mapa da mina, deflagrada pela polícia para desarticular uma quadrilha suspeita de crimes na gestão pública da cidade de Itabaiana, na Paraíba, na oportunidade também foram presos preventivamente o ex-tesoureiro Luiz Moreira de Barros Filho e o ex-secretário de infraestrutura Adjailson Paiva de Andrade.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Mista da Comarca de Itabaiana e cumpridos em João Pessoa e Itabaiana. Segundo as informações policiais os três presos estão envolvidos em desvios de recursos públicos por meio de funcionários fantasmas e uso de cheques com assinaturas falsas, entre os anos de 2013 e 2016. Veja mais dessa notícia clicando aqui!

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe