A Paraíba o tempo todo  |

Conheça o perfil do novo prefeito de CG

Em nove de janeiro de 1966 nascia na Maternidade “Elpídio de Almeida”, Romero Rodrigues, filho caçula de Antoniêta Rodrigues Veiga e de Moacir Barbosa da Veiga, hoje falecido. Nessa ocasião a família morava em Galante, distrito de Campina Grande, em uma casa alugada. Seu pai era funcionário público da Rede Ferroviária Federal e sua mãe telefonista da Telingra.
 

Sua vida estudantil começou no Grupo Escolar “Monsenhor Sales”, mas já era amante das letras. Toda a infância de Romero aconteceu em Galante. Aprendeu não só a ler escrever, contar, a respeitar, mas principalmente a ter fé em Deus e a acreditar que tudo é possível a quem busca verdadeiramente os seus objetivos.

Sua vida segue descobrindo novos horizontes e, enfim, concluindo o curso “Científico” decidindo fazer vestibular para Zootecnia na UFPB, em Areia. Passou e com grande dificuldade fez a matrícula e procurou alojamento dentro do Campus vivendo ali voltando para casa quando o dinheiro dava e a universidade permitia.

Graduou-se em Agronomia, com pós-graduação em Irrigação. Como engenheiro agrônomo atuou na Secretaria de Agricultura do Município de Campina Grande, tendo desenvolvido o Programa de Zoneamento Agro-Ecológico, e o Plano de Águas e Solo, e no Programa “Caminho das Águas”.

É nessa conjuntura que Romero se candidata a vereador pela primeira vez e, com o apoio de seus familiares e amigos de Galante tenta sem nenhuma estrutura econômica e sai vitorioso.

Com as graças de Deus e o apoio do povo, Romero em sua carreira política só tem vitórias. Candidatou-se e elegeu-se vereador em 1992 pela primeira vez, pelo PSDB, sendo sucessivamente reeleito.

Em 1992 em sua primeira campanha para vereador alcançou 1.413 votos; em 1996 a sua votação subiu para 3.362 votos; em 2000, a sua votação pulou para 4.541 sufrágios; em 2004 foi o vereador mais votado da história da Paraíba até então. Conseguiu 8.117 votos. No ano de 2006 disputou cadeira para a Assembleia Legislativa da Paraíba com 38.014 votos. Em 2010 eleito para a Câmara dos Deputados com 95.293 votos.
 

Foi eleito “Vereador do Ano” em diversas oportunidades e presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, por três vezes. Assumiu a Prefeitura Municipal de Campina Grande em diversas oportunidades, como presidente do Poder Legislativo campinense.

Como presidente instalou a nova sede da Câmara Municipal de Campina Grande, hoje a mais moderna do Norte-Nordeste, além de sua informatização, implementou o Plano de Cargos e Salários dos Servidores e lançou o “Memorial 500 Anos de História”.
 

A partir de sua luta como vereador na Câmara campinense, iniciou o movimento para a construção do CEFET (do Centro Federal de Educação Tecnológica) em Campina Grande. Abrindo caminho para que vários Estados e Municípios fossem contemplados com unidades profissionalizantes.
 

Romero é um dos incentivadores da luta pela transposição do Rio São Francisco. Foi autor do Programa e do Fundo de Incentivo à Cultura “Luiz Gonzaga”, do Conselho do Patrimônio Público, do Centro Permanente de Turismo, do Centro de Tradições Nordestinas. Apresentou projetos para a instituição do Memorial da Imprensa, da Imagem e do Som, do Conselho do Patrimônio Cultural, do Centro de Tradições Nordestinas, do Museu do Teatro, da criação do Procon, sempre defendendo o fortalecimento das áreas da segurança pública, educação de qualidade, a geração de emprego e renda.
 

Tem buscado benefícios para a melhoria da vida do homem do campo. A questão do abastecimento de água para o Nordeste sempre tem sido uma das bandeiras, lutando pela construção de adutoras, açudes, poços artesianos e amazonas, dessanilizadores, a distribuição de sementes para a agricultura. Também luta pela eletrificação rural.
Romero, enquanto secretário de Estado, na Secretaria de Interiorização e depois na Casa Civil, junto ao então governador Cássio Cunha Lima, pleiteou benefícios para toda a Paraíba.
 

O trabalho desenvolvido pelo deputado federal e engenheiro Romero Rodrigues em busca de benefícios para a população paraibana e por extensão a brasileira tem surtido efeito. O Portal www.politicos.org.br acaba de apontá-lo como o décimo segundo mais atuante do país. Ele está se destacando à frente de políticos com atuação no Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas de todos os Estados.
 

O deputado já foi apontado pela ONG Transparência Brasil como o parlamentar com maior atuação na Assembleia Legislativa da Paraíba em termos de relevância nas matérias apresentadas na Casa de “Epitácio Pessoa”. Dos trinta e seis parlamentares quando esteve na Assembleia Legislativa, segundo a ONG, apenas quatro conseguiram se salientar com matérias consideradas relevantes.
 

*Perfil disponibilizado pela assessoria de Romero Rodrigues.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe