A Paraíba o tempo todo  |

Índice de acidez da água de Boqueirão está melhor do que alguns tipos de água mineral

 A qualidade da água do açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, melhorou após a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco. A constatação é da professora Weruska Brasileiro, que comanda pesquisas sobre a potabilidade da água em dos laboratórios da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que realiza este tipo de pesquisa desde 2014. Outro fator que aponta essa melhora é que índice de acidez da água de Boqueirão está melhor do que alguns tipos de água mineral distribuídos no Estado, segundo mostrou recente matéria de uma emissora de televisão de Campina.

 

Segundo Weruska, mesmo nas fases mais críticas, o açude de Boqueirão sempre apresentou a água dentro dos padrões de potabilidade e tem mostrado indicadores importantes de melhoria, com a diminuição dos níveis de sais. “A gente tava com a água na classe 3 e agora estamos com a classe 2, que é de melhor qualidade. E a Cagepa vem atendendo aos padrões de potabilidade através do tratamento adequado ” explicou.

 

Contudo, a professora Weruska Brasileiro alerta que os índices de cianobactérias e cianotoxinas estão semelhantes aos encontrados nos períodos mais críticos do manancial. “A água do São Francisco é de excelente qualidade, mas o percurso que ela faz ao longo da transposição diminui esta qualidade, devido ao fato de muitas localidades [à margem] não terem saneamento básico” concluiu.

 

Os testes para identificar com precisão a qualidade da água do açude de Boqueirão são feitos em um equipamento que simula uma estação de tratamento de água bruta do manancial no momento que em que ela se mistura aos produtos químicos para retirada das impurezas. Dois tubos simulam a água de Boqueirão depois da transposição.

 

 

PH bom – O PH que mede o índice de acidez da água tem uma escala que vai de 0 a 14, onde abaixo de 7 a água é considerada acida, na média 7 é neutra e acima disso alcalina, que é o melhor resultado para o consumo humano, Boqueirão está em 7,4 ou seja, é considerada uma água alcalina, destacou a professora Weruska Brasileiro. Enquanto algumas marcas testadas não chega a superar a casa dos 5 o que é considerada uma água ácida.

 

Na última terça-feira (8), o Secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, comunicou que o açude de Boqueirão vai sair do regime de racionamento de água no dia 26 de agosto. A previsão é que o manancial esteja com 35 milhões de m³, o que corresponde a 8,2% da sua capacidade máxima.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe