João Pessoa, 21 de Fevereiro de 2018
Política
22/08/2017 as 08:21min - PB Agora
Pense debate ciência, tecnologia e cidadania nesta 4ª

 A terceira palestra do Pense - Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba acontece nesta quarta-feira (23), na sala de concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, a partir das 19h. Desta vez, a convidada é a pesquisadora Helena Bonciani Nader, ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que dialogará sobre o tema “Ciência & Tecnologia, Conhecimento & Cidadania: o ‘admirável mundo novo’?”. A entrada é gratuita.

 

A palestra fará uma análise crítica da “Sociedade do Conhecimento” e da “Sociedade da Informação”, as vertigens, perspectivas e riscos das inovações científicas e tecnológicas. Também debaterá sobre o conhecimento sequestrado, monopólios e desigualdades, apropriação e democratização do conhecimento e a rede virtuosa da cidadania. A pesquisadora ainda fará um panorama dos debates no campo das observações e reflexões da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

O Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba promoverá debates durante todo este segundo semestre de 2017 e também vai discutir assuntos como A invenção e a ‘reinvenção necessária’ do Nordeste, com o professor universitário e pesquisador Durval Muniz Júnior, no dia 14 de setembro; Avanços e intervenções da cidadania párea o controle democrático da política, com Frei Betto, no dia 27 de setembro.

 

Outros temas também serão abordados, como As veias abertas da América Latina; A nação sob incerteza: profundidades e sentidos da crise brasileira. Também já confirmaram participação no “Pense” nomes como Mino Carta, entre outros.

 

Helena Bonciani Nader foipresidente Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 2011 a 2017; Vice-Presidente da SBPC, de 2007 a 2011; professora titular da Universidade Federal do Estado de São Paulo UNIFESP, desde 1989, com pós-doutorado na University of Southern California (1977); pesquisadora nível 1A do CNPq; Professora e pesquisadora visitante em diversas instituições estrangeiras renomadas, laureada com inúmeras honrarias de Mérito Científico.

 


Redação com Secom-PB

Compartilhe