A Paraíba o tempo todo  |

Participação feminina nestas eleições na PB ainda é pequena

Após o prazo para a apresentação dos pedidos de registro de candidatura, encerrado na quarta-feira, o pleito de outubro na Paraíba segue agora com 595 postulações – 12 a mais que na mesma fase da eleição de 2014. Segundo os dados disponíveis no site da Justiça Eleitoral são 407 candidatos homens (68,1%) e 118 mulheres (31,6%). Os números ainda podem ser alterados, porque os pedidos ainda serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, que podem indeferir as solicitações e abrir espaço para substituições, ou ainda haver desistências.

O número total de mulheres no pleito cresceu em apenas duas. Na disputa pelo cargo de governador, elas voltam a ter representação na figura da professora Rama Dantas (PSTU), e três vices: Lígia Feliciano (PDT), Micheline Rodrigues (PSDB) e Adjany Simplício (Psol). Na batalha pelo Senado, a deputada progressita Daniella Ribeiro é a única titular. Entre suplentes, estão Eva Gouveia (PSD), Isa Arroxelas (PSDB), Nailde Panta (Progressistas) e Suely Santiago (PTB). Faixa etária. O pleito de 2018, conforme os dados da Justiça Eleitoral, tem o senador José Maranhão (MDB) como o mais idoso, com 85 anos. O segundo é o ex-deputado estadual Sócrates Pedro (PSC), que tem 80 anos. Na outra extremidade do gráfico, vem o estudante Eduardo de Doutor Climélio, com 21 anos, candidato a deputado estadual.

Em seguida o estudante e ativista Patrick Dorneles (PSDB), também com 21 anos (nasceu três meses antes do mais jovem). Chama a atenção o fato de não haver candidatos na faixa dos 18 aos 20 anos, como aconteceu na eleição geral anterior. Na disputa de 2014, a maioria estava na casa dos 45 a 49, seguida da de 50 a 54. A maioria dos concorrentes deste pleito tem entre 40 e 59 anos, sendo a maior concentração na faixa dos 50 a 54.

Redação

Foto: Raimundo Pageu

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe