A Paraíba o tempo todo  |

TRE-PB recebe mais de 1.100 pedidos de voto em trânsito

Mais de 1.100 eleitores paraibanos querem votar em trânsito nas eleições deste ano. O dado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

A Transferência Temporária de Eleitor dá direito para que as pessoas que sabidamente estarão na Paraíba, e fora das cidades onde tradicionalmente votam, possam participar do pleito de outubro. 

O número ainda é parcial, já que os solicitantes têm até o dia 23 de agosto para fazer o pedido.

Pelas regras estabelecidas, a Paraíba vai ter postos de votação em trânsito em João Pessoa e em Campina Grande, cidades que atualmente possuem mais de 100 mil habitantes.

Para o caso de eleitores que tradicionalmente já votam em outras cidades paraibanas, o pedido de transferência temporária permite que eles votem em todos os cargos (desde deputado estadual até presidente). Mas eleitores que normalmente votam fora da Paraíba, ao mudarem de estado, passarão a poder votar apenas para presidente da República.

Essa medida se dá para que pessoas de fora de um estado não interfiram nas disputas locais de outro estado, votando em candidatos que representarão uma unidade federativa diferente da sua.

As eleições vão acontecer nos dias 7 e 28 de outubro, no primeiro e no segundo turno respectivamente, e o eleitor poderá solicitar a transferência temporária tanto para os dois dias de votação, como para apenas um deles. Para tanto, precisará apenas comparecer a qualquer cartório eleitoral, apresentar um documento oficial com foto e indicar em qual cidade estará presente nos dias de eleições.

 

Redação

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe