A Paraíba o tempo todo  |

Romero descarta municipalização do Redentorista pela PMCG

Retornando de Brasília nesta quinta-feira, 8, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) lamentou o fechamento da Escola Técnica Redentorista (ETER), de Campina Grande, anunciado oficialmente ontem.

De acordo com Romero, trata-se de uma notícia muito triste, em relação à uma instituição com mais de 40 anos de atuação na cidade, tendo contribuído para a realização profissional de milhares de jovens durante gerações.

De acordo com o prefeito, diante da perplexidade da notícia, é natural que surjam manifestações e mobilizações em meio à classe política, no sentido de propor que a Prefeitura de Campina Grande municipalize a tradicional escola técnica, como forma de resolver a situação.

Mas, o gestor observou que se fosse apenas por vontade política, esse problema estaria resolvido, já que ele pessoalmente sempre foi, há bastante tempo, um entusiasta e apoiador da ETER.

O prefeito lembrou que, na condição de deputado federal (2010-2012), apresentou um requerimento, acatado pelo Ministério da Educação, que incluía a Redentorista de Campina Grande como instituição credenciada junto ao Pronatec (Prograna Nacional de Ensino Técnico).

Dentro das limitações da Prefeitura, também apoiou a Escola, em sua gestão.

Lamentando que essa disposição de apoio nunca tenha sido interesse do atual Governo do Estado, Romero Rodrigues considerou que o desprezo da administração de Ricardo Coutinho (PSB) em relação a Campina Grande também atingiu a ETER, pelos sistemáticos cortes nas bolsas de estudos.

No tocante a uma possível municipalização da instituição, o prefeito campinense obserou que não se constitui em um processo muito simples, principalmente por depender, mais do que vontade política, de recursos financeiros consideráveis e permanentes para a manutenção da escola.

Romero Rodrigues lembra que, no limite do caixa municipal, sua gestão já viabilizou as municipalizações do Hospital Pedro I e da AACD, além dos serviços do Hospital Dr, Edgley.

Mantém ainda um arrojado programa de bolsas de estudos municipal com foco no ensino superior, o Probem.

No total, são compromissos que passam a impor um peso muito grande na gestão financeira do município e, por uma questão de responsabilidade, compromisso com o equilíbrio financeiro da Prefeitura e bom senso, não pode por impulso assumir esse desafio.

Isso não significa, porém, que ele não esteja à disposição de ajudar, de todas as outras formas possíveis – inclusive em termos de pressão política – para que se encontre uma solução para o fechamento da tradicional escola técnica, inclusive com uma saída via federalização da unidade.

 

Redação  com Ascom

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe