‘Ainda na pauta do dia’, essa parece ser a definição da PEC que trata do fim da reeleição da Mesa Diretora da ALPB e proíbe a eleição casada– para os dois biênios. Ontem, o presidente Gervásio Maia desmentiu que tivesse arquivado a matéria, como afirmaram parlamentares contrários à anulação da votação do projeto.

 

“Apenas anulamos uma fase de tramitação da PEC que foi questionada por três deputados [Jeová Campos, Hervázio Bezerra e Estela Bezerra]”, explicou o socialista. O recurso em questão, que apontava para atropelos ao Regimento Interno da Casa no processo de tramitação da PEC, foi acatado pela procuradoria jurídica da Casa, o que provocou a decisão do presidente em anular a votação que aprovou a proposição. “Anulamos e devolvemos à fase anterior”, disse, confirmando que a PEC estará pronta para ser votada, só que em outro momento.

 

Autor da PEC 13/2015, que dispõe sobre o fim da reeleição de presidentes da Assembleia Legislativa e a eleição antecipada da Mesa Diretora, o deputado Ricardo Barbosa (PSB), lamentou a decisão do presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), que anulou o processo de votação da matéria.

 

Barbosa disse ao presidente que a decisão que havia tomado não tem o acolhimento de qualquer natureza no Regimento Interno, ainda que quisesse fazer alguma acomodação no documento.

 

Ele ainda tentou dissuadir o presidente ao dizer que renunciava ao mandato se Gervásio conseguisse mostrar com toda a assessoria jurídica se havia abrigo para a esdrúxula e inusitada decisão, a qual ele considerou ainda sem precedentes no Legislativo brasileiro.

 

A polêmica sobre a PEC mereceu a atenção do governador Ricardo Coutinho (PSB), que criticou a forma pela qual o processo foi conduzido, “como se fosse um requerimento” e não matéria relevante como uma PEC, que “mexe com a Constituição do Estado”. Sem citar nomes, o gestor estadual afirmou que aqueles que estiverem insatisfeitos com essa condução terão a liberdade de deixar a base: “Não tem nenhum problema, cada um sabe o caminho que precisa ir”, sentenciou.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Após Intercept, pesquisa revela queda na aprovação de Moro

Primeira pesquisa nacional após efeito do Intercept, foi divulgada essa semana através do Atlas Político, que ouviu 2.000 pessoas, no período de 10.06.2019 – 12.06.2019. Segundo essa amostra a aprovação…

Clima tenso entre Moacir e Julian pode interferir no apoio do PSL em CG

O clima inda tenso entre o deputado estadual Moacir Rodrigues, do PSL e o deputado federal e presidente estadual do PSL Julian Lemos ainda respalda no discurso do parlamentar federal…