O prazo para justificar a ausência no primeiro turno da eleição termina nesta quinta-feira (6). Os eleitores podem acertar a pendência com a Justiça Eleitoral pela internet ou se dirigindo a um cartório eleitoral.

 

Os eleitores que optarem por enviar a justificativa online deve acessar o sistema Justifica. O primeiro passo é informar o número do título de eleitor, o nome completo e a data de nascimento. Em seguida, é preciso preencher a justificativa e anexar o comprovante da impossibilidade de comparecimento.

 

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), atestado médico e comprovante de passagens são exemplos de comprovantes aceitos. O documento deve ser enviado nos formatos "jpg" ou "pdf" com tamanho máximo de 2MB. O eleitor receberá um número de protocolo, pelo qual poderá acompanhar a situação da justificativa.

 

Eleições 2018: o que acontece com quem não votar?

Já os brasileiros que preferirem resolver as pendências com a Justiça Eleitoral pessoalmente podem ir até um Cartório Eleitoral. É preciso preencher o Requerimento de Justificativa, levar uma cópia do título de eleitor ou documento de identificação pessoal e um documento que comprove o motivo da ausência.

 

Também é possível enviar os documentos pelos Correios.

 

O eleitor que não votou no primeiro e no segundo turno precisa justificar as duas ausências. O prazo da primeira termina nesta quinta, enquanto o da segunda pode ser realizado até dia 27 de dezembro deste ano.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Total
0
Compartilhamentos
Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Veneziano lamenta fala de perseguição de Bolsonaro contra a Paraíba

O Senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) lamentou que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), tenha demonstrado seu caráter antirrepublicano, ao se posicionar contra os paraibanos, em declaração a…

PSDB e PT da Paraíba investem em jovens para entrar na política

Na sociedade de hoje encontramos várias tribos entre a juventude, a mesma que é vista, muitas vezes, como problema e solução para o país. Do mesmo modo que ouvimos expressões…