O prazo para justificar a ausência no primeiro turno da eleição termina nesta quinta-feira (6). Os eleitores podem acertar a pendência com a Justiça Eleitoral pela internet ou se dirigindo a um cartório eleitoral.

 

Os eleitores que optarem por enviar a justificativa online deve acessar o sistema Justifica. O primeiro passo é informar o número do título de eleitor, o nome completo e a data de nascimento. Em seguida, é preciso preencher a justificativa e anexar o comprovante da impossibilidade de comparecimento.

 

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), atestado médico e comprovante de passagens são exemplos de comprovantes aceitos. O documento deve ser enviado nos formatos "jpg" ou "pdf" com tamanho máximo de 2MB. O eleitor receberá um número de protocolo, pelo qual poderá acompanhar a situação da justificativa.

 

Eleições 2018: o que acontece com quem não votar?

Já os brasileiros que preferirem resolver as pendências com a Justiça Eleitoral pessoalmente podem ir até um Cartório Eleitoral. É preciso preencher o Requerimento de Justificativa, levar uma cópia do título de eleitor ou documento de identificação pessoal e um documento que comprove o motivo da ausência.

 

Também é possível enviar os documentos pelos Correios.

 

O eleitor que não votou no primeiro e no segundo turno precisa justificar as duas ausências. O prazo da primeira termina nesta quinta, enquanto o da segunda pode ser realizado até dia 27 de dezembro deste ano.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Efraim Filho se posiciona contra prorrogação de mandatos: “Consequências desastrosas”

“Só vejo uma possibilidade de cancelamento se realmente chegarmos em outubro sem conseguir ter condições de retornar às ruas e ao convívio normal”.A análise é do deputado federal Efraim Filho…

Pela segunda vez Prefeito de Bananeiras tem contas reprovadas no TCE

A sessão remota aconteceu no dia de ontem (27) e apreciou nessa vez as contas do ano de 2016 do município de Bananeiras com a relatoria do Conselheiro Antônio Claudio.…