A Paraíba o tempo todo  |

Reforma da Previdência: deputados avaliam como positivo o encontro de João Azevedo com ministros

A ida do governador João Azevêdo (PSB) ao Fórum Nacional de Governadores, realizado na quarta-feira (20), em Brasília, estando presentes no evento os ministros Paulo Guedes; da Economia, e Onyx Lorenzoni;  Casa Civil, reverberaram positivamente na Assembleia Legislativa. 

É consenso entre os parlamentares da base governista e oposição, que o diálogo entre o chefe do Executivo paraibano com o Governo Federal é salutar, por ser o Brasil uma unidade federativa. Na reunião, foi apresentado o texto base da reforma da Previdência.

A deputada Cida Ramos (PSB), que solicitou a criação de uma frente parlamentar destinada a analisar a reforma da Previdência, informou que o governador João Azevêdo dever convocar sua base de sustentação no Congresso e Assembleia Legislativa a fim de discutir o tema.  Na sua concepção, essa “distensão” política entre o Governo Federal e a gestão paraibana é importante para o estado, por imperar a democracia sobre ideologias políticas e partidárias.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB) seguiu o mesmo diapasão dos seus colegas de Casa, observando o “espírito republicano”  do governador e, por extensão, do Palácio do Planalto,  referente às primeiras movimentações relativas à reforma da Previdência. 

“Primeiro, eu quero parabenizar o governador João Azevêdo e demais governadores do Brasil, por debater um tema urgente, que eu resumo a questão da Previdência com uma única frase: ‘É um mal necessário’. Infelizmente esse debate já deveria ter sido feito em Brasília, pois os estados, municípios e a União estão quebrados, e isso precisa ser ajustado. Agora, com muito cuidado, muito consenso. A posição de João em dialogar com a União e vice versa é fundamental. Espero que esses encontros institucionais aconteçam de forma continua, para que recursos venham para nosso estado”, observou.

O deputado Wállber Virgulino (Patriota), que apoia o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), classificou a atitude de João Azevêdo como exitosa, observando o caráter republicano do gestor. 

“Eu, como parlamentar, devo parabenizar a atitude do governador João Azevêdo. Mesmo tendo ele uma ideologia socialista, e nós de direita;  temos que nos aproximar. Ninguém governa para si só.  Nós governamos para o povo. E nós sabemos que o governo da Paraíba não é auto-suficiente. Nós somos um estado pequeno e pobre. E nós precisamos da ajuda do governo federal. João Azevêdo fez certo. Independente de ideologias políticas, nós somos todos os brasileiros”, frisou.

Realidades diferentes dos estados devem ser observadas na reforma –  Os parlamentares, seguindo a lógica de João Azevedo e demais governadores presentes no encontro, observaram que cada estado tem seus problemas, suas peculiaridades econômicas  e sociais, daí o texto final da reforma da Previdência ser contemplado com ajustes regionais.
 Eles também citaram como positiva a audiência entre João Azevedo e Paulo Guedes. Nela, o gestor paraibano conseguiu acelerar a tramitação do pedido de empréstimo no valor de US$ 50 milhões, junto ao Banco Mundial, que serão destinados ao projeto cooperar.
Com os recursos, 117 famílias paraibanas que trabalham com agricultura familiar serão beneficiados.  

Eliabe Castor

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe