João Pessoa, 20 de Maio de 2019
Política
15/04/2019 as 06:01min - PB Agora
Governador diz que aumento de voos internacionais na Paraíba é fruto de ações de RC

Um levantamento junto a Embratur apontou que a Paraíba já realizou 84 voos internacionais a partir de julho de 2017 quando o Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa, passou a realizar uma vez por semana através da empresa Gol Linhas Aérea, o voo direto para Buenos Aires, capital da Argentina. O governador da Paraíba, João Azevêdo, disse que há quase dois meses, a Embratur informou que a diretoria da TAP, companhia aérea de Portugal, que estaria colocando a Paraíba no mira para iniciar operações em novos destinos, anunciando ainda a possibilidade de criar o programa Stopover, com voos para dois destinos nacionais que vai agilizar e aumentar o fluxo de turistas que chegarão à Paraíba.

 

“Nós sabemos da importância do voo que o ex-governador Ricardo Coutinho conseguiu viabilizar – de Buenos Aires até João Pessoa –, promovendo o aumento muito alto do fluxo de turistas”, informou o governador. Com capacidade para 170 pessoas, as negociações do Governo do Estado com a Gol Linhas Inteligentes foram iniciadas em 2011, por determinação do então governador Ricardo Coutinho, que reduziu para 6% a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidente no combustível de aviação.

 

Os dados mostram que durante o mês de janeiro último 89.937 pessoas desembarcaram no Castro Pinto e 84.392 embarcaram. De acordo com a assessoria de imprensa do aeroporto os principais destinos nacionais são Recife, Salvador, Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Campinas), Minas Gerais (Confins) e Brasília.

 

Enquanto que o principal destino internacional é Buenos Aires. O Aeroporto Internacional Castro Pinto tem capacidade para receber 2,3 milhões de passageiros por ano. O terminal paraibano registrou quase 1,4 milhão de embarques e desembarques em 2018.

 

Atualmente, operam no terminal 27 voos regulares (18 diários e 9 semanais) de quatro companhias aéreas: Azul, Gol, Avianca e Latam. As rotas interligam a cidade a diversos destinos brasileiros: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). Mais um voo internacional está em estudo pelo Governo do Estado que será direto de João Pessoa para Lisboa, em Portugal.

 

DESTAQUE NACIONAL -A Paraíba será tema de uma grande reportagem que estampará a edição de maio deste ano da revista de bordo da Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Para produzir a reportagem, esteve desembarcando no dia 28/03, em Campina Grande, o fotógrafo Marcos Credi e a repórter Karina Sérgio Gomes. A pauta será extensa, com roteiros que serão percorridos em Campina Grande, Ingá e Cabaceiras. De acordo com a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de

Turismo), Ruth Avelino, o Governo do Estado estará oferecendo todo o suporte para a produção da reportagem, assim como já ocorreram em ações com a Gol, e outras companhias aéreas - Latam Brasil e Azul. No caso desta nova reportagem, o interesse partiu da própria Gol, que vê no mercado paraibano um grande potencial no interior, a partir de Campina Grande. “Sempre estaremos apoiando essas iniciativas”, apontou a executiva.

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Compartilhe