A Paraíba o tempo todo  |

Será que Ricardo Coutinho e João estão se estranhando pra valer?

Eu, sendo a oposição, não apostaria um vintém furado em que tenha o menor fundo de verdade neste aparente estremecimento de relações políticas do governador João Azevêdo com o seu antecessor Ricardo Coutinho. Tanto um quanto o outro sabem muito bem que podem entregar o ouro ao bandido se partirem para o rompimento.

Ricardo Coutinho e João Azevêdo sabem que hoje são, sem dúvida nenhuma, as duas maiores lideranças políticas da Paraíba. O primeiro, numa condição de emergente e maior autoridade do Estado; o segundo, pelo seu próprio histórico, o portfólio administrativo que construiu; e também pela competência com que jogou a última grande partida do xadrez da política paraibana, em que submeteu as oposições a uma verdadeira humilhação.

Está mais que evidente de que, unidos, João e Ricardo continuarão protagonistas do cenário político da Paraíba, inclusive, com grandes chances de realizar um sonho do PSB (leia-se Ricardo Coutinho) de terem sob seu comando o Governo do Estado, a Prefeitura de João Pessoa e a Prefeitura de Campina Grande.

Este é um projeto que a cada eleição torna-se perfeitamente viável. A menos, é claro, que João Azevêdo e Ricardo Coutinho caiam na besteira de romper, ou a temida Operação Calvário, em suas futuras investidas, chegue ao extremo de promover a prisão das cabeças coroadas do ninho girassol e até a cassação do atual governador. Para muitos, esta é uma possibilidade remotíssima; mas é uma possibilidade e é bom não cutucar o cão com vara curta…

A verdade

É muito provável, sim, que a relação política de João Azevêdo e Ricardo Coutinho esteja em processo de ajuste. João demarcando território e conquistando mais espaços dentro de sua própria gestão, procurando imprimir a sua marca. Mas daí para um rompimento a distância é grande.

Base

Quanto ao G10, grupo de deputados aliados se metendo a independentes, tanto Ricardo quanto João estão certos. Cada um busca o entendimento ao seu estilo. Ricardo, menos tolerante e mais austero, conseguiu manter a bancada forte. João, ao que tudo indica, mais dado ao diálogo.

Faz de conta

E se Ricardo Coutinho e João Azevêdo estiverem fingindo uma briga para enganar as oposições? Esta também é uma possibilidade bastante comentada nos bastidores da política.

 

Wellington Farias

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe