A Paraíba o tempo todo  |

Em cinco anos câncer já fez 712 vítimas na Paraíba

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama. Enquanto nos homens ocupa a terceira posição. O câncer colorretal, que inclui um dos segmentos do intestino grosso (o cólon) e o reto, é um dos tumores mais frequentes no mundo.

Muitas vezes ele pode passar despercebido por não apresentar sintomas. Sua incidência maior é em pessoas acima dos 50 anos de idade. Na Paraíba, a doença é a quinta entre os homens e a sexta entre as mulheres. Por ano, a estimativa é de 270 novos casos da doença no Estado conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em cinco anos, 712 pessoas morreram na Paraíba em consequência dessa neoplasia. Este mês é dedicado a conscientização do câncer colorretal. Esse tipo de câncer é tratável e na maioria das vezes curável se detectado precocemente. Nos casos em que os sintomas aparecem, os principais são sangramento nas fezes, alterações do hábito intestinal e dor abdominal.

De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo, Tarcísio Carneiro, os fatores que possibilitam o surgimento da doença são o envelhecimento (pessoas acima de 50 anos tem maior probabilidade), histórico familiar e alimentação inadequada.

Redação com Inca

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe