A Paraíba o tempo todo  |

Exagerou no Réveillon? Confira como amenizar os efeitos da ressaca

Você teve uma noite incrível. Aproveitou com os amigos, familiares, se divertiu. Ou então, nem teve uma noite tão boa assim, mas duas coisas unem essas duas possíveis realidades: você bebeu – e bebeu mais álcool do que deveria. O dia de hoje mostra isso, a sua cabeça dói, o estômago e o intestino não estão legais e, possivelmente, você está desejando ter maneirado um pouco ontem, mas não dá para fazer isso mais. Entretanto, há, sim, como curar ressaca.

Não é de hoje que as pessoas exageram no álcool e sentem os sintomas desagradáveis da ingestão excessiva da bebida, mas ainda há muita dúvida e muitos mitos sobre como curar ressaca. Por exemplo, você sabia que o café pode não ser a melhor solução para a sua ressaca?

De acordo com o endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e mestre em endocrinologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o café ajuda, sim, a melhorar a fraqueza da ressaca e a indisposição, mas a bebida deve ser usada com moderação, já que não vai hidratar a pessoa, algo que é essencial após a ingestão de álcool. Mesmo assim, o especialista explica que uma xícara de café e uma aspirina podem tornar menos dolorosa a manhã pós-bebedeira.

Já a água de coco pode ser o remédio de como curar ressaca que você realmente estava procurando. “É um dos melhores reidratantes naturais do qual dispomos. Ela é rica em potássio, sódio, magnésio e sais minerais, portanto, é um repositor excelente do status de hidratação corporal. Quando ingerida durante o período de uso de bebida alcoólica, intercalado com o álcool, e nas próximas 24h após ingestão de bebida alcoólica, ajuda bastante a reduzir os sintomas de ressaca como dor de cabeça, náuseas, prostração e fraqueza.” 

A água de coco é um remédio porque ajuda a tratar dos sintomas de um mal, neste caso, a ressaca. Entretanto, não é um medicamento, já que não foi elaborada após estudos, por especialistas. É algo natural, como a própria água, que também pode servir como remédio.

Agora, quando se fala em medicamentos, como os analgésicos, é melhor tomar cuidado. “Se o indivíduo se hidratar bem e, mesmo assim, tiver dor de cabeça ou náuseas, deve consultar um médico para receber prescrição de um analgésico ou um anti-emético, remédio para náuseas e vômitos. Os medicamentos que são vendidos para curar ressaca normalmente contém ginseng ou algum revigorante, guaraná ou cafeína, além de dipirona ou paracetamol e um anti-emético em sua composição. Não aconselho auto-medicação”, afirma o endocrinologista.

Mas se você não quiser ficar apenas no café, água e água de coco, pode também apostar em outros remédios naturais. Segundo o especialista, sucos ricos em vitamina C, como acerola, kiwi, tangerina, laranja e limão são poderosos antioxidantes e ajudam a diminuir os efeitos da ressaca. “Alimentos como canela, mate natural e chocolate quente também são úteis para melhorar a disposição e evitar piora da dor de cabeça, mal-estar e astenia [diminuição da força física]. Gengibre, alho e cúrcuma são anti-inflamatórios naturais e podem também ser úteis nessas ocasiões.”

 

ig

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe