A Paraíba o tempo todo  |

Hospital de Trauma da Capital e Campina divulgam balanço

No feriadão de Ano Novo, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou 704 atendimentos desde a zero hora da sexta-feira (29) até as primeiras horas desta terça-feira (2), o que significa uma redução de 8% em relação ao mesmo período de 2016, quando 767 pessoas deram entrada na unidade de saúde.

 

Dos casos registrados, 250 foram considerados graves e gravíssimos, além de 56 cirurgias de urgência e emergência realizadas na instituição.

 

Mais uma vez os acidentes de trânsito foram destaques no complexo hospitalar, com 186 casos. Só de acidentes de moto foram 151 entradas, o que representa 81% do total de acidentados, seguidos de carro (20), atropelamentos (16) e acidente de bicicleta (3). Ainda na área da emergência outros casos de destaques foram quedas com 151 pessoas, agressão física (24), arma de fogo (13), queimaduras (11), arma branca (9) e afogamento (1). Os demais casos foram clínicos, entre eles, corpo estranho (69), Trauma (37), acidente vascular cerebral (28) e pancada (23).

 

Durante o feriado de Ano Novo, o Hospital de Trauma disponibilizou reforço de toda a equipe assistencial, com médicos, equipe de enfermagem e suporte, incluindo UTIs móveis.  A unidade hospitalar é referência em atendimento de casos de urgência e emergência de média e alta complexidade, tais como: trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura, choque e doenças clínicas em suas fases agudas – Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragia digestiva.

 

 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande, realizou 616 atendimentos neste final de semana do réveillon, do sábado (30) a segunda (1).

 

Os casos envolvendo motos lideraram os registros nos plantões durante o período.

 

De acordo com o setor de estatística do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, dos 616 atendimentos, (109) foram vítimas de acidentes de moto, acidente de automóvel (19), agressão física (16), vítimas de projéteis de arma de fogo (05) e arma branca (12). Os demais atendimentos médicos foram na clinica médica e na pediatria.

 

O Trauma-CG disponibiliza 292 leitos, 340 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas.  O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico.

 

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de alguns municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe