A Paraíba o tempo todo  |

Bióloga explica motivos pelos quais águas-vivas infestaram orla da PB

Frequentadores das praias de Cabo Branco, Tambaú e Intermares, além das demais praias do litoral paraibano, devem tomar cuidado ao entrar na água para não serem pegos de surpresa com as águas vivas. O alerta é da bióloga Luciana Alcântara da Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa.

 

Segundo a bióloga, a aparição de águas-vivas durante o verão é um fenômeno natural em praticamente todo o litoral brasileiro porque essa é a época de reprodução delas. “São animais que apresentam substâncias urticantes nos tentáculos que provocam queimaduras intensas e o motivo delas se aproximarem muito das praias é por causa da diminuição de tartarugas marinhas, que se alimentam de águas-vivas”, disse Luciana explicando que a diminuição de tartarugas acontece por causa da pesca predatória e da poluição do mar.

 

A chegada em grande número de águas-vivas na praia também acontece em razão das mudanças nas correntes marítimas ocasionadas pelo vento, que favorece o empilhamento delas nas praias. Por este motivo, os banhistas devem redobrar a atenção onde existem muitas algas marinhas que encobrem as águas vivas. “O melhor é evitar o banho de mar neste período”, alerta a bióloga.

 

A moradora da avenida Cabo Branco, Rosane Silva, revelou ontem que há três meses está presenciando os pescadores daquela praia trazendo as redes lotadas de águas-vivas e abandonando elas na orla. “Eu já pedi aos pescadores que levassem esses animais para a areia seca, próxima à calçadinha, para que elas não voltem ao mar. A prefeitura deveria lançar uma campanha educativa neste verão para os pescadores jogarem as águas vivas que eles trazem na rede de arrasto, na areia seca, porque as principais vítimas são as crianças.

 

Vítimas de águas vivas devem buscar tratamento no Hospital de Trauma. Segundo o cirurgião plástico da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital de Trauma, Saulo Montenegro, durante esta época é necessário que os frequentadores e banhistas das praias pessoenses tomem muito cuidado principalmente com as crianças. O motivo é que o aumento da temperatura dos oceanos beneficia a chegada das águas-vivas e caravelas nas praias, aumentando os riscos de acidentes com banhistas.

 

As águas-vivas e caravelas são animais marinhos cobertos por células que injetam toxinas. O veneno, que serve para paralisar a presa, não é fatal aos seres humanos, mas provoca dores, fisgadas, irritações na pele, cãibras e sensação de fortes queimaduras.

 

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe