A Paraíba o tempo todo  |

Médico alerta para o perigo de ingerir comidas de rua durante o verão

A alimentação deve ser variada e equilibrada, independentemente da estação do ano. Mas no calor tropical do Brasil todos precisam ter atenção com a alimentação para encarar o verão, já que o principal desafio do corpo será manter sua temperatura. A observação é do médico gastroenterologista Daniel Chaves Mendes.

 

Ele acrescenta que algumas pessoas perdem o apetite no verão por causa do calor, outras adotam uma alimentação mais leve e há aquelas que seguem com o mesmo cardápio. Segundo o médico, neste período acontecem as infecções bacterianas, que podem desencadear sintomas como a febre, que pode ser mais ou menos alta. “Estes agentes, na luz intestinal, podem se multiplicar, lisar, esporular e produzir toxinas, aderir ou invadir a parede intestinal podendo alcançar órgãos ou sistemas”, complementa.

 

Daniel Chaves alerta que os alimentos vendidos nas ruas podem representar um problema de saúde pública. Ele aconselha a redobrar os cuidados com o consumo desse tipo de alimento, principalmente no verão quando as vendas aumentam significativamente.

 

O médico explica que como as comidas de rua, ou “streetfood”, muitas vezes são preparadas com antecedência, ou vendidas sem as adequadas condições de higiene, podem colocar em risco a saúde do consumidor. “No caso da infecção alimentar, ela pode ser causada por alimento que estava em má conservação, com muita gordura, mal higienizado ou mesmo com muito condimento. O risco, ao consumir alimentos de rua, como pastéis, salgadinhos, cachorro-quente, espetinhos, entre outros, é contrair uma infecção pelas bactérias”, disse o gastroenterologista.

 

Vários fatores podem favorecer a contaminação e deterioração desses alimentos, entre eles, ausência de água potável, refrigeração inadequada, manipulação inapropriada, ausência de áreas para descarte do lixo.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe