A Paraíba o tempo todo  |

Na Paraíba Acidente Vascular Cerebral mata 50 pessoas por mês

Por mês, pelo menos 50 pessoas morrem vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) na Paraíba. Esta é a média de casos registrados este ano pela Secretaria Estadual de Saúde e o total de óbitos de pacientes com esse perfil corresponde a 42,3% do total de casos ocorridos no ano passado.

 

Ainda segundo os dados da SES, de janeiro até a primeira semana deste mês, foram 727 internações de pacientes que sofreram AVC. Deste total de entradas, 467 registros são de pessoas na faixa etária de 65 a 80 anos ou mais.

 

A hipertensão arterial é, geralmente, a principal causa do AVC, conhecido popularmente como derrame. Contudo, segundo especialistas, outro vilão que pode ocasionar o problema é o nível do colesterol LDL, conhecido como ‘colesterol ruim’, acima do tolerado.

 

“Hoje, até crianças têm colesterol LDL elevado. Quando isso acontece pode contribuir para aterosclerose, que são placas de gordura nas artérias, e levar a obstrução nas artérias devido ao acúmulo de gordura. Então, isso em pessoas hipertensas é um fator de risco a mais para um AVC”, explicou o cardiologista e professor da Universidade Federal da Paraíba, Valério Vasconcelos.

 

A comerciante Rosa dos Santos contou que o marido sofre com hipertensão e o colesterol alto. No entanto, segundo ela, ele não toma os cuidados necessários para prevenir o agravamento desses problemas. “Ele é muito teimoso. Os médicos já alertaram sobre o que pode acontecer se ele não baixar essas taxas e tomar a medicação direito, até porque ele tem problema de coração. Mas, não adianta”, disse.

 

A vendedora Claudete da Silva também conhece de perto a realidade de quem sofre com sintomas que são fatores de risco para o surgimento de AVC. Há três anos, ela perdeu a mãe em decorrência desse problema. “Minha mãe morreu por conta disso e outras pessoas da família têm problema de pressão alta”, contou.

 

Redação

Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe