A Paraíba o tempo todo  |

Estado inicia atividades da campanha Outubro Rosa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, na manhã desta segunda-feira (01), às atividades da Campanha Outubro Rosa, movimento que visa alertar e sensibilizar a sociedade sobre a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. A abertura oficial aconteceu na sede do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), no Centro de João Pessoa.

Uma programação especial foi elaborada para marcar o início da campanha na Paraíba. As atividades começaram com um café da manhã, seguido de uma apresentação musical comandada por um grupo de violinistas e uma acolhida para as mulheres que estavam na sala de espera dos exames. Além da rotina normal, o CEDC ofereceu mais de 100 consultas com mastologistas para as mulheres que foram procurar o serviço durante todo o dia.

De acordo com a diretora geral do CEDC, Roseane Machado, a campanha serve como alerta às mulheres para cuidar da saúde mamária, principalmente porque o câncer de mama deixou de ser uma doença de pessoas idosas. “Alertamos também a importância do autoexame, pois é nele que a gente faz a percepção de alguma alteração na mama. E identificando alguma coisa, a mulher vai pro PSF, solicita primeiro ao médico do PSF para ser encaminhada para o CEDC, pois aqui não recebemos demanda espontânea, é tudo regulado com João Pessoa”, explicou.

Roseane afirma, porém, que durante o mês de outubro, alguns serviços serão ofertados por demanda espontânea. “Excepcionalmente no Outubro Rosa, nós estamos oferecendo à população da Paraíba a mamografia, o exame clínico da mama, o exame com a mastologista e todas as mamografias que ainda estão precisando fazer biópsia, a gente vai atender sem fila de espera, é chegando e sendo atendida”, completou.

Para a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher da SES, Fátima Moraes, a grande questão da Campanha é intensificar a informação do quanto que o diagnóstico precoce é importante. “Queremos também desconstruir o mito do medo de saber do resultado de um exame por medo do diagnóstico. Existem muitas mulheres que fazem o exame e nunca vão buscar”, pontuou.

O CEDC é o serviço de referência na Paraíba para a detecção precoce do câncer de mama e colo de útero. Nele, a mulher encontra desde a consulta médica especializada com ginecologista e mastologista, como também todos os exames que são necessários para o diagnóstico precoce do câncer como a ultrassonografia, a mamografia, a punção aspirativa por agulha fina, a biópsia de mama, entre outros. Agregada à estrutura do CEDC existem também os laboratórios de Citopatologia e de Anatomia Patológica, fazendo com que a mulher já saia do Centro com o resultado do diagnóstico.

A Campanha Outubro Rosa acontece em todo país como um incentivo às mulheres, que são as mais frequentemente acometidas com o câncer de mama, a procurarem as unidades de saúde para realizarem exames de mamografia para a busca da prevenção da doença por meio da detecção precoce.

As atividades se concentram no CEDC e, em todos as datas programadas, começam às 8h30:
Programação

02/10 (terça-feira): atendimento às mulheres idosas do Amém e Vila Vicentina; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

08/10 (segunda-feira): apresentação do Teatro Cia da Saúde e do Sorriso; acolhimento às pacientes; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

15/10 (segunda-feira): dia de beleza com representantes da Mary Kay; acolhimento às pacientes; testemunhos de vida; momento de reflexão com a Pastora Sheila; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

16/10 (terça-feira): atendimento às mulheres idosas do Amém e Vila Vicentina; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

22/10 (segunda-feira): presença do grupo Mãos que Acolhem; acolhimento às pacientes com apresentação musical; palestra sobre o câncer de mama; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

29/10 (segunda-feira): testemunho “Eu venci o câncer”; lanche coletivo; consulta com mastologista e mamografia;

31/10 (quarta-feira): encerramento da campanha; apresentação do grupo de dança da Apae.

 

Secom

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe