A Paraíba o tempo todo  |

Mamografia ruim afeta diagnóstico, diz especialista paraibana

A qualidade clínica das mamografias realizadas em usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) não segue os padrões adequados para garantir um bom resultado. A constatação faz parte de um estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia em parceria com médicos da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em todo o País, e acende um alerta preocupante: sem exame de qualidade, não há diagnóstico precoce e, em consequência, crescem os casos de câncer de mama e óbitos pela doença. Este ano, este tipo de neoplasia já matou 162 mulheres no Estado.

 

De acordo com a SBM, o padrão de qualidade clínica das mamografias realizadas em usuárias do SUS é inadequado, principalmente com não conformidades relacionadas ao posicionamento mamário no equipamento, o que indica uma má qualificação dos profissionais que operam os mamógrafos.

 

“Para conseguir um diagnóstico precoce e atuar a tempo, precisamos que o exame seja feito em um aparelho de boa qualidade. Se é ruim, qualquer lesão pode passar batida. Temos tido um problema grave que são exames que vêm em CDs, como aquelas campanhas feitas no mama-móvel, e não temos acesso à imagem, só ao laudo. Não podemos tratar Lucilene Meireles o que não estamos vendo e somos obrigados a pedir um novo exame. Atrapalha a vida da gente e muito mais a da paciente, e a doença vai se agravando”, declarou Jeane Tavares, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia– Regional Paraíba.

 

Em relação ao treinamento dos técnicos, ela afirmou que o problema existe, mas o percentual é pequeno. “Acho que, de uma maneira geral, é o ponto que menos interfere. Um técnico treinado vai conseguir fazer o exame de muita gente. Porém, o manuseio da máquina com o posicionamento correto é fundamental para que o médico veja a lesão. Se ela já for profunda e a mama não for bem posicionada, a gente não vê. E um fato importante é que a gente não pode se ater só ao laudo, temos que ter acesso às imagens. Tem que ter as duas coisas para termos um resultado com certeza, além de aparelhagem de qualidade”, disse a especialista.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe