A Paraíba o tempo todo  |

Brasil registra aumento no número de doador de órgão

número de doações de órgãos, tecidos e células, e transplantes realizados no país aumentaram 7% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 1.653 para 1.765, segundo dados divulgados na última quinta-feira (27/09) pelo Ministério da Saúde.

Foto: Reprodução/Shutterstock

 

A expectativa do Ministério da Saúde é realizar 26,4 mil transplantes até o final do ano, sendo 8.690 de órgãos sólidos (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim e pâncreas) – maior número dos últimos oito anos.

“Com o esforço coletivo será possível atender cada vez mais brasileiros e fazer mais transplantes”, disse Daniela Salomão, coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes.

O ministério afirmou ainda que as companhias aéreas e a Força Aérea Brasileira (FAB) foram seus principais parceiros nesta tarefa. Entre junho de 2016 e junho de 2017, mais de 9 mil órgãos sólidos e tecidos foram transportados por empresas de aviação civil.

Apesar dos bons números divulgados, o Brasil ainda encontra dificuldades na doação de órgãos. Os dados apontam uma diminuição dos transplantes de córnea, mas segundo o ministério é um reflexo da redução da lista de espera em alguns estados.

Para incentivar a população brasileira a doar órgãos, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional com o objetivo de mostrar a importância de falar mais sobre a doação para manter o tema em evidência na sociedade. O slogan deste ano é “Espalhe amor. Doe Órgãos”. 

 

 

Redação 

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe