A Paraíba o tempo todo  |

Novembro Azul alerta para sinais do câncer de próstata na Paraíba

A Pesquisa Nacional do IBGE apontou que a Paraíba apresenta 4.025.000 pessoas, sendo 2.113.000 mulheres e 1.912.000 homens. Em João Pessoa, são 370 mil homens e 450 mil mulheres. Apesar da maioria da população paraibana ser feminina, os homens morrem mais, pois entre 2014 e 2018, foram 71.084 homens contra 58.151 mulheres que faleceram segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba (SES). Em João Pessoa, foram mais de dez mil mortes de homens e cerca de 8.500 em mulheres.

 

As doenças que mais atingem o sexo masculino no Estado, em especial em João Pessoa são: doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio), fatores externos como acidentes de trânsito, homicídios, violência por arma de fogo ou arma branca, doenças metabólicas/endócrinas (diabetes e obesidade), pneumonia, acidente vascular cerebral hemorrágico, câncer (de pele, próstata, estomago, fígado e vias biliares intra-hepáticas e Cavidade Oral/ Traquéia, Brônquio e Pulmão) e as doenças pulmonares (DPOC e enfisema pulmonar).

 

A maioria dos paraibanos tem entre 40 a 59 anos, sendo mais de um milhão de pessoas. A menor quantidade tem de 14 a 17 anos. A violência urbana é o que mais mata os homens jovens e as doenças cardiovasculares são responsáveis pelos óbitos de adultos e idosos na capital.

 

No entanto, nos últimos quatro anos, os paraibanos morreram mais por infarto agudo do miocárdio (6.110 mortes) e câncer de próstata (1.505 óbitos). O Ministério da Saúde alerta que este câncer é o tipo mais comum entre os brasileiros, matando cerca de 30% dos homens que desenvolvem tumores malignos.

 

Com relação ao câncer de próstata, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que a cada hora sete homens recebem o diagnóstico e a cada 38 minutos um morre devido a esta doença no Brasil. Apenas neste ano, foram 235 mortes na Paraíba entre os meses de janeiro e outubro. Em João Pessoa, foram 164 mortes em 2017. Para os próximos dois anos são estimados 1.170 novos casos da doença no Estado e 180 na capital.

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe